São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

Estilo é a marca do novo portátil da Apple

ARMANDO FORTUNA
especial para a Folha

O iBook, versão portátil do computador iMac, da Apple, se destaca em relação a outros notebooks por apresentar um estilo próprio, característico dos produtos Apple mais recentes.
Diferentemente dos notebooks convencionais, normalmente pretos, o iBook é semitransparente, nas cores tangerine (laranja) ou blueberry (azul).
O teclado do iBook também inova, por ser totalmente branco e translúcido, com as letras em preto. Até a fonte de alimentação tem estilo próprio, por ter formato semelhante ao mouse do iMac e permitir que o fio de alimentação seja enrolado ao seu redor.
No quesito "comunicação com a Internet", o iBook é bastante completo, vindo de fábrica com um fax/modem de 56 Kbps e uma interface Ethernet 10/100 Mbps (para conexão a redes).
Essa combinação permite o uso do equipamento para acessar a Internet tanto em escritórios quanto em casa, onde a rede é acessada pelo telefone.

Sem leitor de disquetes
A Apple fez uma série de opções de design, pouco comuns, baseadas em sua experiência com a resposta do público ao iMac. Como o iMac, por exemplo, o iBook não possui leitor de disquete.
Isso pode ser um problema na hora de transferir dados entre máquinas distintas. Um transmissor/receptor infravermelho, comum em muitos notebooks, aliviaria parte dessa dificuldade, mas também não está disponível.
A transferência de arquivos entre o iBook e outro computador pode ser feita via comunicação telefônica ou por rede.
Uma novidade para comunicação é o sistema Airport, uma conexão de rede sem fios.
O iBook não possui interfaces serial e paralela, nem saída de vídeo para a ligação a um monitor externo. Em particular, a ausência de um conector de vídeo dificulta o uso do iBook em uma apresentação no escritório.
Ele dispõe, porém, de uma saída USB para sua conexão a dispositivos como impressoras e teclado externo. Apesar de haver um único conector USB, o uso de um hub (espécie de conector para vários aparelhos) USB permite conectar simultaneamente vários dispositivos desse padrão.
O próprio usuário pode acrescentar mais memória ao portátil instalando, sob o teclado, um cartão de memória de 128 Mbytes. Pode-se instalar, também, o cartão adaptador para o Airport.
Caso o usuário não se sinta em condições de fazer a instalação, é recomendável procurar um representante da Apple autorizado.
O acesso à Internet é configurado via um assistente semelhante ao do "Windows". A documentação está em inglês, mas, segundo informações, os manuais devem chegar em português.
Seria difícil carregar o iBook, com seus 3 kg de peso, se ele não dispusesse de uma alça. Quando não utilizada, ela fica recolhida na parte traseira do micro.
Uma outra característica importante e muito útil é que ele automaticamente entra em modo sleep (adormecer) ao ser fechado, mesmo estando ligado. Quando aberto, em poucos segundos o iBook retorna ao estado em que estava antes de ser fechado.


Armando Fortuna é mestre em computação pela Unicamp e PhD em computação pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Trabalha em computação paralela no Departamento de Ciências de Computação e Estatística da USP/São Carlos.
E-mail: fortuna@lcad.icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Mudança causa dificuldade para autor
Próximo Texto: Confira os resultados da avaliação
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.