São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Sistemas de navegação ficam melhores

Balazs Bodnar/Efe
András Fazakas, da Nav N Go, apresenta software de navegação por GPS em três dimensões


CAMINHOS Aparelhos de GPS reproduzem imagens de prédios e monumentos; alguns mostram até as variações do terreno

DO ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

Cada vez mais populares, os aparelhos de GPS (sistema de posicionamento global) estão ganhando novas caras e exibindo mapas com imagens mais parecidas com os lugares reais. Na Cebit, foram mostrados modelos com melhores gráficos tridimensionais -algumas empresas usam a expressão 4D, remetendo a uma quarta dimensão, para mostrar a diferença do nível de detalhe.
Em vez das habituais setas que se movimentam pelas ruas, os softwares de GPS para automóveis passam a mostrar prédios, monumentos e locais muito similares aos reais.
As reproduções não têm a qualidade de fotos por satélite, como aquelas disponíveis no Google Maps, mas dão uma boa noção do local em que o usuário se encontra.
A empresa finlandesa Nav N Go planeja lançar ainda neste ano um sistema que permite ver 43 cidades européias em detalhes, incluindo pontos de referência e variações no terreno. "Caso a pessoa esteja subindo uma montanha, o GPS vai mostrar até onde dura o aclive. É possível também ter uma visão panorâmica do local", afirma András Fazakas, diretor operacional da empresa.
No momento da demonstração, usando a cidade de Paris, o software falhou um pouco -não reconheceu o nome de algumas ruas e demorou para traçar uma rota. Mas as imagens têm boa definição. O software deve ser lançado neste mês na Europa, em aparelhos fabricados por empresas como LG, Sony e Asus. Não há previsão de chegada ao Brasil.
Outra que está apostando nesse tipo de imagem é a francesa Navteq, que afirma ter o primeiro GPS em 4D -expressão usada para destacar o nível de detalhe prometido.

Sinergia
Em um movimento similar ao que aconteceu com o celular -que também incorporou o GPS-, os navegadores começam a receber outras funções. A empresa taiwanesa Globalsat mostrou um GPS que reproduz TV digital no formato europeu. O produto, que deve chegar à Europa ainda neste ano, tem tela de LCD sensível ao toque e dá suporte para formatos de música, vídeo e foto.
A Garmin mostrou um GPS-celular (já apresentado no World Mobile Congress, em Barcelona). Com ele, será possível usar a internet, mandar mensagens de texto e escolher os melhores caminhos.

Proteção animal
Há ainda os GPS específicos para certas aplicações. Na era do "Big Brother", pais encontraram nesses aparelhos uma forma de monitorar a localização dos filhos. Há empresas que estendem o benefício a outras partes da família.
Uma delas é a finlandesa Ultrapoint, dona do Dog-GPS, que rastreia a posição de cães. O aparelho, à prova d'água, vem inserido em uma coleira, que pode ser ajustada de acordo com o tamanho do animal. Também há um modelo em forma de colete.
Outra função é o contador de latidos, que manda uma mensagem para o celular do dono toda vez que o cão late. Dessa forma, o dono pode cuidar melhor dos mascotes, diz a empresa. (FM)


Texto Anterior: Ação policial
Próximo Texto: Sistema de comunicação entende ondas cerebrais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.