São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema de comunicação entende ondas cerebrais

DO ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

A Cebit teve espaço para tecnologias que podem nunca chegar ao mercado, mas que são um caminho para novas descobertas. No pavilhão do futuro, instituições alemãs apresentaram pesquisas nas áreas de robótica, aparatos médicos e games.
O Institute of Automation levou à feira o braço robótico AMaRob. Trata-se de um protótipo que permite que pessoas que perderam os movimentos abaixo do pescoço realizem atividades como pegar objetos ou servir uma bebida apenas pelo olhar.
A máquina é composta por uma cadeira com monitor e braço robótico. Ao olhar fixamente para certas partes da tela, o usuário pode escolher itens de um cardápio com atividades como abrir a porta da geladeira, pegar uma garrafa de refrigerante e encher o copo. Para cada área do monitor para o qual a pessoa olha, o braço robótico desempenha uma função.
Os pesquisadores do Institute of Automation estão desenvolvendo ainda um sistema que pode ajudar as pessoas a controlarem melhor as funções do braço robótico e de outros sistemas, só que por meio de eletrodos colocados na cabeça.
O aparelho consegue saber para que parte da tela ou que letra as pessoas estão olhando. Isso porque o mecanismo mede a atividade da região cerebral responsável pela percepção visual. A idéia da máquina, chamada BrainRobot, é utilizar essa informação detectada no cérebro para que pessoas possam controlar ações mecânicas.
Já o German Research Center For Artificial Inteligence aposta principalmente na área de games e entretenimento para promover uma maior interação entre o homem e a máquina. Na Cebit, o centro apresentou um jogo chamado Poker At a Virtual Cassino, em que o usuário disputa uma partida contra o computador.
A mesa do jogo tem sensores que detectam cada carta; com essa informação, dois jogadores virtuais escolhem as suas jogadas. Eles podem, também, expressar sentimentos: zombar dos adversários reais caso eles tenham feito uma jogada ruim ou reclamar da demora na colocação das cartas sobre a mesa.


Texto Anterior: Reportagem de capa: Sistemas de navegação ficam melhores
Próximo Texto: Movimento dos olhos controla computador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.