São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia "recupera" deficientes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Graças ao estágio atual da tecnologia, quem possui algum tipo de deficiência não está privado da utilização de micros.
Há, por exemplo, softwares que transformam o conteúdo que aparece escrito na tela do computador em voz, como forma de substituir a visão. É o caso do Dos Vox, pacote de programas desenvolvido em conjunto pela USP e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que oferece softwares como editor de texto, agenda, jogos, além de acesso à internet e ao e-mail.
O Virtual Vision (www.micropower.com.br/dv/vvision/index.asp), da MicroPower, também permite ao usuário deficiente visual usar o Windows e seus aplicativos, como o Office e o Internet Explorer.
O Jaws (www.laramara.org.br/jaws.htm), também direcionado para deficientes visuais, possibilita que o micro seja utilizado sem a necessidade de uso do monitor e mouse.
Graças ao Dos Vox e ao Jaws, alunos da Universidade de Brasília com deficiência visual puderam utilizar micros como ferramenta de estudo. É o caso do estudante de direito Ed Lira, 25, deficiente visual desde os 11 anos de idade. "Posso realizar operações básicas, como editar um texto e acessar a internet. Sair do nada e chegar a isso é muita coisa", diz.
A Terra Eletrônica (www.terraeletronica.com.br) fabrica equipamentos para suprir necessidades geradas por deficiências. Usuários que têm até 10% da visão, que enxergam pouco, mas estão fisicamente impedidos de ler, podem usar a Lupa Eletrônica, que é um tipo de scanner que, passado sobre um papel, exibe textos ampliados. Em telas de 20 polegadas, o aumento é de até 40 vezes. O equipamento se conecta à TV da mesma forma que um videocassete e a um micro por uma entrada USB.
Pessoas cuja deficiência impossibilita a fala podem usar a Vox Table, uma espécie de prancheta falante que conta com 35 teclas, cujos ícones representam sensações do cotidiano, como fome, sede ou dor. Basta clicar no ícone que representa o que se quer dizer. Para usuários com problemas motores, a opção é o Roller Mouse. Compatível com o Windows, possui dois discos -um na horizontal e outro na vertical-, teclas com as funções de duplo clique e trava para arrastar arquivos.
O PocketVoice (www.pocketvoice.com) é um software para PDAs (micros de mão) que pode ajudar quem sofre de deficiência visual ou na fala. (FB)


Texto Anterior: Todos os sentidos: Acessórios estimulam o tato de usuários
Próximo Texto: Acessório permite enviar cheiros via rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.