São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

imagens

Spezify faz buscas visuais inspiradoras

MOSAICO >> Novo mecanismo procura resultados em bancos de dados diversos, como os do Flickr, do Twitter e do YouTube

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se, na hora de fazer buscas, você procura mais do que um amontoado de links, vai gostar de experimentar o Spezify, um mecanismo de busca visual que reúne resultados em diversos formatos -de mensagens do Twitter a fotos do Flickr, passando por citações da Wikipédia e vídeos do YouTube.
A ideia do Spezify (www.spezify.com) é mostrar resultados inspiradores -sim, um conceito bem amplo e, portanto, não muito preciso, mas divertido de certa forma.
Os resultados são exibidos em uma espécie de mosaico com textos, fotos e vídeos. O mecanismo procura resultados em bancos de dados diversos, do Flickr ao eBay, passando por Wikipédia, Twitter, Amazon, YouTube e Yahoo!.
Em uma busca por Roberto Carlos, o Spezify oferece como resultado tanto imagens e artigos sobre o jogador de futebol quanto sobre o cantor. A quantidade de dados não é muito grande, o que é logo modificado quando a busca se dá por um nome mais internacional, como o da cantora Beyoncé. Aí aparecem o site oficial da cantora, vídeos no YouTube, mensagens de fãs no Twitter, capas de discos, entre outros.
O mecanismo permite que você filtre os resultados, escolhendo a base de dados que será ativada ou desativada (como Twitter e MSN) ou o tipo de conteúdo (imagem, texto e vídeo) que será mostrado. Você pode optar, ainda, por marcar com on ou off a busca segura.
Uma das características do mecanismo é ao mesmo tempo interessante e irritante. Não existem índices ou setas que indiquem onde procurar mais sobre o mesmo assunto. As imagens vão aparecendo à medida que você movimenta o cursor pela tela -e, aparentemente, não há hierarquia em relação aos resultados.
Para passar o tempo e buscar inspiração, o Spezify é uma boa porta de entrada. Como se propõe a agregar resultados que usuários postam em redes sociais, faz falta ter na própria página botões que permitam encaminhar os textos, as imagens e os vídeos para o Facebook ou o Orkut, por exemplo.
"A busca na rede é mais ou menos a mesma desde 1994. Estávamos sentindo falta de um lugar que gerasse uma visão instantânea e atraente sobre um determinado assunto. (...) O Spezify dá a você novas associações e permite que se descubram coisas que você nem sabia que estavam lá", disse Per Persson, cofundador da empresa de Estocolmo, em informativo para a imprensa.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Rede debate os motivos do ataque ao Twitter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.