São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede debate os motivos do ataque ao Twitter

DA REPORTAGEM LOCAL

O ataque que o Twitter sofreu na semana passada levanta questões sobre a segurança na rede. Na última quinta-feira, o serviço de microblog, que conta com 44,5 milhões de usuários no mundo, segundo a consultoria comScore, ficou fora do ar ou instável por várias horas, devido a um ataque virtual de negação de serviço.
Nesse tipo de ataque, um grande número de computadores são apontados simultaneamente para o site da vítima, com o objetivo de derrubar servidores e seus serviços.
Facebook, LiveJournal e YouTube também apresentaram instabilidade.
Em post no blog oficial do Twitter, o cofundador Biz Stone escreveu que os ataques coordenados massivamente parecem ter motivação geopolítica. "No entanto, não pensamos que é adequado iniciar uma discussão sobre essas motivações especulativas. A livre troca de informações pode ter um impacto positivo em nível mundial, e o nosso trabalho é manter os serviços do Twitter correndo de forma confiável em nossa melhor capacidade."
O Cnet News afirmou que um blogueiro da Geórgia, cujo nome de usuário é "Cyxymu", teria sido o responsável pelo ataque de negação de serviço.
"Foi um ataque simultâneo em uma série de propriedades para que sua voz [a do blogueiro] fosse ouvida. Estamos investigando a origem dos ataques e esperamos ser capazes de descobrir as pessoas envolvidas para tomar medidas contras elas", disse Max Kelly, chefe de segurança do Facebook.
Roger Thompson, da AVG, afirmou que sites de redes sociais como Facebook e Twitter sempre são alvos de hackers e spammers. "O Twitter tornou-se uma referência para a cultura da internet tendo seus usuários sempre conectados, e há aquelas pessoas que têm como objetivo fragmentar o conceito do pensamento de 140 caracteres que essa rede social popularizou. Esse ataque pode ser uma reação por parte desses indivíduos", disse. (DA)


Texto Anterior: Imagens: Spezify faz buscas visuais inspiradoras
Próximo Texto: Reportagem de capa: Câmera retrô traz recursos de profissional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.