São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites localizadores oferecem conteúdo criado por usuários

DA REPORTAGEM LOCAL

Os sites de mapas foram alguns dos primeiros chamados de web 2.0, pois há algum tempo disponibilizaram suas informações geográficas a terceiros.
Surgiram, então, os mashups com mapas -sites que juntavam informações de uma determinada fonte a um mapa do Google, por exemplo.
Um exemplo são sites com preços de gasolinas em postos, visualizados no mapa.
Hoje, porém, os sites de mapas permitem que os usuários criem seus pontos de interesse e coloquem outros conteúdos relacionados a eles sem ter de criar uma página externa.
Fazendo seu login no Google Maps ou no Apontador, por exemplo, o usuário cria e salva pontos e rotas.

Terceiros
Existem ainda mapas com pontos de interesse criados por terceiros, que podem ser visualizados caso o usuário deseje.
No Google Maps, os temas oferecidos vão de fotografia até localização de restaurantes e de círculos em colheitas (que, supostamente, são obra de alienígenas).
Em São Paulo, existe o mapa São Paulo Centro-Oeste, que mostra serviços e restaurantes em bairros dessa área, com telefone e endereço. (PL)


Texto Anterior: Google diz para nadar dos EUA ao Rio
Próximo Texto: Teste USP: Sistema armazena arquivos para redes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.