São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft apresenta rival do Flash

Silverlight, plataforma para conteúdo interativo multimídia, concorre com um dos sucessos da internet

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A investida da Microsoft na internet é clara; além de tentar avançar no mercados de buscadores, publicidade e serviços on-line, a empresa anunciou, na semana passada, a versão 1.0 do Silverlight. O recurso, para exibição de conteúdo multimídia no o navegador, é concorrente direto de uma das mais bem-sucedidas empreitadas internáuticas: o Flash.
De acordo com a Adobe, responsável pelo programa, em junho deste ano, 97,7% dos computadores do chamado mercado maduro (EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido e Japão) podiam executar animações da versão 6.0 do Flash e 89,4% da versão 9.0, a última.
A instalação do Silverlight em navegadores (é compatível com o Mozilla Firefox, com o Internet Explorer e com o Safari, do Mac) é rápida. É preciso fazer o download no site (www.microsoft.com/silverlight/downloads.aspx) e executar o arquivo recebido (2 Mbytes). Depois disso, sem qualquer configuração, o plug-in (como são chamados os programas que acrescentam funções ao navegador) funciona após o usuário reiniciar o brownser; não é necessário religar o computador.

Multimídia
No próprio site é possível ver exemplos do que o novo produto oferece. O usuário comum, provavelmente, não vai se surpreender com nada: os exemplos, bem acabados, com bastante interatividade, não são superiores a sites feitos com Flash.
A impressão é que o site da aplicação ainda é voltado aos produtores. Enquanto a criação de sites com o Silverlight não se popularizar e não for arejada por pessoas e empresas variadas, como acontece com o Flash, o usuário comum não deve se motivar a instalar o plug-in. Claro que, provavelmente, as próximas versões do Internet Explorer vão carregar o soft pré-instalado.
Para os produtores, a Microsoft aposta na flexibilidade de programação, no formato de vídeo WMV, que vai abranger desde os portáteis até a alta definição e no barateamento dos custos de transmissão de vídeo direto do navegador.
Além desses atrativos,os produtores de conteúdo vão ser agraciados com um sistema de gerenciamento de direitos autorais, que virá na versão 1.1.


Texto Anterior: Teste USP: Sistema armazena arquivos para redes
Próximo Texto: Empresa oferece pacote gratuito com os serviços de sua rede na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.