UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Fifa 2004, para quem gosta de futebol, e quadribol de Harry Potter são destaques para micros com Windows

Jogue bola pela tela do seu computador

Reprodução/Folha Imagem
Tela do Fifa 2004, que inclui nova trilha sonora e permite a usuário montar sua própria equipe


THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para quem gosta de bola na tela do micro, duas novidades interessantes: Fifa 2004 e Harry Potter Copa Mundial de Quadribol.
A edição 2004 de Fifa está bastante abrasileirada, a começar pela foto de Ronaldinho Gaúcho estampada na caixa, juntamente com Alessandro Del Piero e Thierry Henry. Além da indispensável participação da seleção canarinho, há 16 times brasileiros. A novidade é a estréia do São Caetano nos gramados virtuais.
A narração e os comentários ficaram a cargo de Milton Leite e Rogério Vaughan, respectivamente. Na trilha sonora, a participação brasileira é de Zeca Pagodinho, com "Deixa a Vida me Levar", hit que embalou a conquista do pentacampeonato, e "Já Sei Namorar", dos Tribalistas.
Uma das principais novidades desse título é a ampliação do controle de jogo sem bola, que dá ao usuário a possibilidade de comandar atletas que não estão com a redonda nos pés, efetuando desarmes e se desmarcando. Leva tempo para se acostumar com o recurso, que ajuda a criar algumas jogadas novas.
Com o modo Carreira, por várias temporadas, o usuário monta a própria equipe, disputa as partidas, gerencia o orçamento do clube, transações de atletas e cumpre algumas tarefas mais específicas.

Aparência de jogadores
No mais, Fifa 2004 mostra o mesmo show habitual, com a escalação oficial e atualizada das equipes, divididas em 17 ligas. Atletas mais conhecidos, como Rivaldo e Beckham, têm aparência virtual muito semelhante à real. A torcida participa ativamente, em inúmeros gritos ensaiados, e as animações de expulsões, faltas e comemorações de gol estão muito bem-feitas.
Em compensação, os usuários que tentarem alterar os comandos no teclado ou as resoluções de vídeo terão uma desagradável surpresa, pois o jogo não permite essa personalização. Ou seja, se a resolução de vídeo não for a mais adequada, resta conformar-se.
Para jogar Fifa 2004 (R$ 99; tel. 0/xx/11/ 5506-0232), é necessário ter um Pentium III de 600 MHz ou equivalente, 128 Mbytes de RAM, CD-ROM 8x, 800 Mbytes de espaço em disco, placa de vídeo 3D de 32 Mbytes e Windows.

Alternativa para PC
Sempre houve uma intensa rivalidade entre Fifa e Winning Eleven, que é mais difundido nos consoles da Sony. Enquanto Fifa é mais centrado na diversão fácil, com um jeito simples de jogar, Winning Eleven pode ser considerado um simulador de futebol.
Neste mês, a versão para PC de Winning Eleven, com o nome ocidental de Pro Evolution Soccer 3, será lançada na Europa. A versão demo está em superdownloads.ubbi.com.br/download/i23791.html. O arquivo tem 242 Mbytes.
Perto de Pro Evolution Soccer 3, Fifa 2004 fica atrás em simulação do ritmo, cadência e dificuldade de uma partida de futebol. Mas é preciso dizer que cada um tem seu público distinto e definido: Fifa para uma diversão fácil e Pro Evolution Soccer 3 para uma experiência mais realista.

Esporte de Harry Potter
Os fãs de Harry Potter, ao lerem os livros ou verem os filmes do bruxinho, certamente se sentiram atraídos pelo esporte preferido entre os bruxos de Hogwarts, o quadribol. Aproveitando esse apelo, a Electronic Arts criou Harry Potter Copa Mundial de Quadribol (R$ 85; tel. 0/xx/11/ 5506-0232), que dá a tão sonhada oportunidade de experimentar a modalidade esportiva fictícia.
O game apresenta os times das quatro escolas de Hogwarts: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. É preciso superar desafios iniciais com uma dessas equipes antes de se aventurar pela Copa Mundial, que reúne nove seleções mundiais, como as dos EUA, Japão e Bulgária.
Totalmente em português, o game está repleto de tutoriais, que ensinam os conceitos básicos e avançados do quadribol. E Harry Potter e os membros de sua equipe fazem questão de ajudar o usuário a conhecer o esporte. À medida que certos objetivos são cumpridos, o jogo libera novos desafios.

Entenda o quadribol
Cada equipe de quadribol é formada por sete atletas, munidos de suas respectivas vassouras. O campo possui seis hastes com aros no topo, três para cada time, por onde a goles -uma espécie de bola- deve passar para garantir dez pontos. Essa função cabe aos artilheiros. Já o goleiro deve interceptar a passagem da goles.
Os batedores, por sua vez, rebatem com seus tacos os balaços, outra espécie de bola, só que mais pesada e com vontade própria, impedindo que eles derrubem os atletas de seu time. Enfim, o veloz pomo de ouro, do tamanho de uma noz, é a bola mais importante do jogo, pois praticamente dá a vitória à equipe do apanhador que conseguir capturá-lo.
O quadribol, no final das contas, é muito divertido e desafiador, e o jogo consegue levar ao micro a sensação de velocidade e emoção do esporte. Até duas pessoas podem jogar em um mesmo PC.
Harry Potter Copa Mundial de Quadribol pede um Pentium III de 500 MHz ou equivalente, 64 Mbytes de RAM, CD-ROM 8x, 550 Mbytes de espaço em disco, placa de vídeo 3D de 16 Mbytes e Windows.


Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Como ver show de slides sem PowerPoint
Próximo Texto: Jogo desafia combate a incêndio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.