UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Jogo desafia combate a incêndio

ESPECIAL PARA A FOLHA

No mínimo original, Emergência Combate ao Fogo, da Atari, é um simulador de combate a incêndios, ou melhor, um jogo de estratégia tridimensional, que coloca o jogador na função de responsável pelo Posto de Bombeiros 615.
A proposta é passar por dez missões, em que o fogo não é o único adversário. O jogador também vai encontrar explosões, risco de choques elétricos, fumaça corrosiva, entre outros perigos. Para superá-los, tem à disposição uma equipe formada por bombeiros e paramédicos, além de ambulâncias e diversos veículos munidos de escadas, plataformas elevatórias e muita água.

Corrida contra o relógio
Para tornar o jogo atraente, as fases são uma verdadeira corrida contra o tempo, pois quase sempre há vítimas desacordadas no interior de edifícios em chamas, e perdê-las é um dos maiores prejuízos no desempenho do jogador, detalhadamente avaliado ao final de cada missão.
Alguns bombeiros são especialistas na remoção de obstáculos de metal ou na aproximação às vítimas em meio às chamas mais violentas. No entanto ficam tão expostos aos perigos quanto qualquer outra pessoa, então é bom tomar cuidado com as baixas na corporação.
Para não se dar mal, é imprescindível tomar alguns cuidados básicos. Antes de tudo, é preciso observar o cenário e os diversos focos de incêndio, planejando o início de sua ação.
É bastante funcional organizar os homens em grupos de dois ou três, pois, na emergência de uma falta de oxigênio, por exemplo, um pode socorrer o outro. Um bom posicionamento dos veículos pode garantir a eficiência no auxílio a feridos ou na substituição de cilindros de ar vazios.
O jogo exige uma rapidez de raciocínio grande e, definitivamente, não é indicado para quem gosta de jogar para aliviar estresse e tensão. Em Emergência Combate ao Fogo, é preciso manter sangue frio para aguentar a adrenalina a qual o jogador é submetido.
Para jogar o inteligente Emergência (R$ 80; tel. 0/xx/11/3888-7614), que está legendado em português, é preciso ter um Pentium III de 1 GHz (ou equivalente), 256 Mbytes de memória RAM, CD-ROM 4x, 1,5 Gbyte de espaço em disco, placa de vídeo 3D de 32 Mbytes e Windows. (TA)


Texto Anterior: Diversão: Jogue bola pela tela do seu computador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.