São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Brasil está no top 10 dos países atacados

PROTEÇÃO >> Atuação de criminosos virtuais exige que internauta mantenha computador com programas atualizados

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil ocupa o sexto lugar na lista de países com mais computadores comprometidos com softwares maliciosos, como programas espiões ou que abrem a porta a invasores. O dado consta do quinto "Relatório de Inteligência e Segurança" da Microsoft, divulgado na semana passada.
De acordo com o estudo, a grande maioria desses ataques é direcionada a vulnerabilidades no navegador e em outros aplicativos -não ao sistema operacional. No Brasil, de acordo com o gerente de segurança da empresa, Djalma Andrade, a maioria dos computadores afetados é de usuários domésticos.
"É preciso utilizar sempre software original e atualizado", diz Fabiano Tricarico, gerente de vendas para consumo da empresa de segurança Symantec.
Alguns programas fazem a atualização sozinhos -ou checam a existência de novas versões e avisam ao usuário. Outros demandam que o internauta procure por novas edições.
Não raro, as diferenças entre as versões são invisíveis, mas podem significar a correção de uma vulnerabilidade conhecida não só pela empresa responsável como também pelos fraudadores.
Outro problema relacionado ao software pirata são os sites que os difundem, ou dão apoio à sua utilização.
"O garoto baixa um programa pirata e vai a sites de senhas para destravá-lo. Ele até consegue, mas essas páginas cada vez mais servem para espalhar ameaças", diz Eduardo Godinho, engenheiro de segurança da empresa Trend Micro.
Mas os aplicativos utilizados no PC são apenas um dos alvos dos criminosos. Cuidar da navegação também é importante.
A Trend Micro identificou 2.000 blogs, apenas em setembro, alterados por criminosos para inserir um malware no computador das vítimas.
Já a F-Secure detectou que um malware conhecido passou a focar sites de jogos, como pôquer, e a farta movimentação financeira em torno deles.
A Panda Security, também na semana passada, destacou a tendência de os criminosos se aproveitarem de redes sociais, como o Orkut, para tentar invadir os computadores.

Defesa
Como as ameaças são bastante presentes, é preciso sempre ter a defesa em dia. Além de manter softwares e sistema operacional, como o Windows, sempre atualizados, é preciso ter, ao menos, um antivírus e um firewall instalados.
O primeiro é responsável por impedir a entrada e caçar invasores na máquina. O segundo, por monitorar o tráfego de dados com a internet, proibindo acessos que não interessam ao internauta.
Os softwares não podem ser responsáveis, sozinhos, pela segurança da máquina. É importante a adoção de hábitos saudáveis de navegação para que eles sejam usados o menos possível. (GVB)

MAIS CRIMES
A tendência é apontada em relatório da Microsoft sobre segurança; para Mikko Hypponen, é preciso uma polícia internacional, nos moldes da Interpol, para combate aos crimes


Texto Anterior: Salão do Automóvel expõe inovações em tecnologia
Próximo Texto: Eleição de Obama e crise econômica viram iscas em e-mail não-solicitado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.