São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Som na nuvem

Cresce nos EUA número de jovens que ouvem música direto na internet, sem baixar arquivos para o computador; confira sites que oferecem canções on-line

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você acha que download é a última palavra em consumo de música, escute esta: de 2007 para 2008, caiu 6% o uso de redes de compartilhamento de arquivos nos Estados Unidos, segundo a consultoria NPD.
No mesmo período, subiu de 34% para 52% a porcentagem de adolescentes (13 a 17 anos) norte-americanos que ouviram rádios on-line.
Também aumentou, de 26% para 46%, a quantidade de jovens nessa faixa etária que baixaram ou escutaram música em redes sociais.
Mais: quando encontram no MySpace uma canção de que gostam, 54% dos adolescentes simplesmente voltam ao site para ouvi-la, ante 1% que diz optar por comprá-la.
Apesar de se restringir aos EUA, a pesquisa aponta para um novo caminho no consumo de música entre os jovens: o streaming, modalidade em que não é necessário armazenar arquivos no disco.
Assim como softwares de e-mail e edição de texto, a música começa a migrar para a computação na nuvem, em que os dados são armazenados e gerenciados em servidores externos, acessíveis em qualquer computador com internet.
No Brasil, a popularidade da banda larga facilita o uso de sites que permitem ouvir música: segundo o Ibope Nielsen Online, 22,3 milhões de pessoas (88% dos internautas residenciais) acessaram a rede com conexões rápidas em março deste ano, e páginas de música receberam 12,1 milhões de visitas.
A grande desvantagem do streaming, porém, é a falta de mobilidade -as caras conexões móveis de alta velocidade, como o 3G, não são estáveis o suficiente para que se possa ouvir, pelo celular, música na internet sem sobressaltos e em qualquer lugar.
Nesta edição, conheça sites para escutar música diretamente do navegador, aprenda a gravar o que toca no computador e veja dados sobre o consumo de música no Brasil.


Texto Anterior: Eventos on-line
Próximo Texto: Internet: Twitter é destaque no "Oscar da internet"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.