São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Twitter é destaque no "Oscar da internet"

WEBBY AWARDS "Guardian", "Wired" e cantor Trent Reznor também estão entre os escolhidos do júri ou do público

Reprodução
Visitantes interagem com a projeção em vídeo "Art of Dining", que reproduz porcelanas do século 18

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os melhores da internet em 2008 incluem desde o onipresente Twitter até o cantor Trent Reznor, passando pelo jornal britânico "Guardian" e pela revista "Wired".
Eles foram alguns dos ganhadores do 13º Webby Awards (www.webbyawards.com), prêmio iniciado em 1996 pela Academia Internacional de Ciências e Artes Digitais, em tradução livre. Em cerca de 70 categorias, há cinco candidatos e dois prêmios -um concedido por um júri e outro, pelo público. A premiação ocorre em junho, em Nova York.
O Twitter foi escolhido como o principal acontecimento do ano porque, com mais de 900% de crescimento, segue os passos de premiados em outros anos, como YouTube, MySpace e Flickr, disse a organização.
A personalidade de 2008 foi Jimmy Fallon, que usou a internet para mostrar sua atuação como comediante e acabou ganhando um programa de TV.
Trent Reznor, vocalista do Nine Inch Nails, ganhou, na categoria Webby Artist, por usar o poder da internet para "compartilhar suas músicas e paixões de formas inovadoras" -ele pôs o álbum "The Slip" para download em nin.com.
Na categoria jornal, o "Guardian" foi eleito pelo júri, enquanto o "New York Times" ganhou pelo público. Em ciência, o site da missão Cassini (saturn.jpl.nasa.gov), da Nasa, foi eleito pelo júri. O Wired Science (www.wired.com/wiredscience), pelo público.
Confira mais premiados na lista ao lado.


Texto Anterior: Som na nuvem
Próximo Texto: Veja alguns vencedores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.