São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

multimídia

Programa roda vários formatos de vídeo

TOCA TUDO >> O gratuito VLC media player tem suporte a AVI, ASF, WMV e MOV, além de ser compatível com legendas

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mundo do vídeo digital pode ser uma complicada sopa de letrinhas. Com tantos formatos de arquivo -AVI, ASF, WMV, MP4, MOV, 3GP, OGG-, são grandes as chances de um filmete não abrir por falta de um software específico.
Uma boa solução é instalar o VLC media player (www.videolan.org/vlc), tocador multimídia gratuito que abre todos os formatos acima, além de reproduzir filmes em DVD e arquivos de áudio.
Em código aberto, o programa funciona nos sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux. O instalador para Windows tem 9 Mbytes.
Um ponto fraco é que, apesar de estar em português do Brasil, o VLC não foi totalmente traduzido -alguns menus e opções estão em inglês, o que dá ao software um indesejado caráter bilíngüe.

Modo de usar
A instalação do VLC é um passo-a-passo. Preste atenção durante a fase Escolha de Componentes. Se você prosseguir para o próximo passo sem ver o que está fazendo, o VLC se tornará automaticamente o tocador padrão de todos os formatos de mídia que suporta.
Se não quiser que isso aconteça, desmarque a caixinha File type associations ou escolha manualmente os formatos que quer associar ao VLC.
O visual do programa é simples, se comparado ao do modernoso Windows Media Player, por exemplo. Não se trata necessariamente de um ponto fraco, afinal o VLC se propõe a ser um reprodutor multimídia leve e eficiente, não um bibelô.
Há diversas formas de abrir um vídeo. Uma delas é clicando com o botão direito no arquivo, selecionando Abrir com e escolhendo VLC media player. Se estiver dentro do software, clique em Arquivo, Quick Open File e escolha o conteúdo que quer abrir.
Na parte superior do programa ficam botões de execução, pausa, seleção de item, retrocesso e avanço, além de acesso à lista de reprodução e controle de volume.

Legendas
O VLC tem suporte a legendas tanto para filmes em DVD quanto para arquivos de vídeo.
Para escolher a legenda de um DVD, clique em Vídeo, Faixa de Legendas e selecione o idioma.
Em arquivos de vídeo, o VLC suporta os formatos de legenda mais populares, como o SRT. Um site bastante abrangente para baixar legendas em português é o OpenSubtitles.org (www.opensubtitles.org/pt).
A legenda aparece automaticamente no VLC se você deixar o arquivo do vídeo e o arquivo com as legendas com nomes iguais na mesma pasta.
Se o arquivo de legendas não estiver na mesma pasta, clique em Arquivo e em Open File. Pressione o botão Navegar, localize o arquivo, marque a caixinha Usar arquivo de legendas e dê OK.
Para testar o recurso de legendas, baixe filmes oferecidos gratuita e legalmente na rede, como o curta-metragem aberto "Elephants Dream" (2006; orange.blender.org/download), do estúdio holandês Orange Open Movie Project, e "Dementia 13" (1963; www.archive.org/details/Dementia_13.avi), filme de terror dirigido por Francis Ford Coppola que caiu em domínio público recentemente.
Legendas em português de ambos podem ser encontradas no OpenSubtitles.org.

Portátil
Há ainda uma versão portátil do programa, feita para rodar direto em dispositivos USB, como pendrives. Baixe-a em portableapps.com/apps/music_video/vlc_portable.

SAMSUNG DVD-P380K
O tocador de DVD tem conexão USB (toca vídeo e música), possui conversor de CDs de áudio em MP3 e grava diretamente em um dispositivo USB; www.samsung.com/br

HD SCREENPLAY IOMEGA
O HD externo tem conexão HDMI e reproduz na TV vídeos em AVI e VOB, entre outros, além de suportar alta definição (1080i); comporta 500 Gbytes e pesa 1 kg; www.controle.net


Texto Anterior: Envie fotos para impressão via rede e receba produtos em casa
Próximo Texto: Coloque legendas em filmes do computador para ver no DVD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.