|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
reportagem de capa
Lojas diversificam formas de pagamento
MERCADÃO DIGITAL Para atrair clientes, lojas virtuais oferecem facilidades como financiamento com aprovação rápida
DA REPORTAGEM LOCAL
É exagero dizer que o dinheiro de papel está com os dias
contados, mas comprar pela internet já não é mais uma aventura restrita a poucos entusiastas da tecnologia.
A quantidade de transações
on-line é contada em números
fartos, e formas tradicionais de
impulsionar as compras de Natal, como o financiamento, já
ganharam versões eletrônicas
que fazem frente às ofertas das
lojas mais tradicionais.
Cartão de débito, transferência direta entre contas, vales-presente e transações intermediadas por portais são algumas
das formas de pagar as compras
feitas com o carrinho virtual.
De acordo com números da
Federação Brasileira de Bancos
(www.febraban.org.br), em
2005, os internautas brasileiros fizeram 3,2 bilhões de transações bancárias na internet.
Os dados do Ibope/NetRatings para o comércio eletrônico também mostram o aumento da popularidade das compras on-line.
Segundo a empresa, em junho deste ano foram contabilizados mais de 7,1 milhões de
usuários de lojas virtuais -o
equivalente a 52,9% do total de
internautas no Brasil. Esse
crescimento deve continuar
graças ao surgimento de novas
formas de pagamento nos sites.
"Pagar com o cartão de crédito
é a maneira preferida de 80%
dos compradores, mas existe a
demanda por novidades que facilitem as transações e aumentem a segurança", diz Gastão
Mattos, consultor do Movimento Internet Segura (www.internetsegura.org). "O poder de adaptação do público
brasileiro é muito grande",
completa Mattos.
Entre os serviços que tentam
explorar essa demanda, destaca-se o M-Cash (www.m-cash.com.br), um sistema
de pagamento que usa o telefone celular dos clientes do banco HSBC para fechar pedidos
em lojas virtuais. Outra novidade é o MercadoPago, que
funciona como intermediário
em negociações entre os vendedores e compradores do site
Mercado Livre. O serviço permite ao consumidor parcelar as
compras e pagar sem juros.
Para o representante do portal, Stelleo Tolda, modelos de
venda parcelada atraem novos
tipos de consumidor para a internet. "Quem tem poder de
aquisição menor se beneficia e
vence o preconceito do pagamento antecipado, que já foi
padrão na internet", diz.
Texto Anterior: Eventos on-line/Acontece na internet Próximo Texto: Portais oferecem presentes "pré-pagos" Índice
|