São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Lojas diversificam formas de pagamento

MERCADÃO DIGITAL Para atrair clientes, lojas virtuais oferecem facilidades como financiamento com aprovação rápida

DA REPORTAGEM LOCAL

É exagero dizer que o dinheiro de papel está com os dias contados, mas comprar pela internet já não é mais uma aventura restrita a poucos entusiastas da tecnologia.
A quantidade de transações on-line é contada em números fartos, e formas tradicionais de impulsionar as compras de Natal, como o financiamento, já ganharam versões eletrônicas que fazem frente às ofertas das lojas mais tradicionais.
Cartão de débito, transferência direta entre contas, vales-presente e transações intermediadas por portais são algumas das formas de pagar as compras feitas com o carrinho virtual.
De acordo com números da Federação Brasileira de Bancos (www.febraban.org.br), em 2005, os internautas brasileiros fizeram 3,2 bilhões de transações bancárias na internet.
Os dados do Ibope/NetRatings para o comércio eletrônico também mostram o aumento da popularidade das compras on-line.
Segundo a empresa, em junho deste ano foram contabilizados mais de 7,1 milhões de usuários de lojas virtuais -o equivalente a 52,9% do total de internautas no Brasil. Esse crescimento deve continuar graças ao surgimento de novas formas de pagamento nos sites. "Pagar com o cartão de crédito é a maneira preferida de 80% dos compradores, mas existe a demanda por novidades que facilitem as transações e aumentem a segurança", diz Gastão Mattos, consultor do Movimento Internet Segura (www.internetsegura.org). "O poder de adaptação do público brasileiro é muito grande", completa Mattos.
Entre os serviços que tentam explorar essa demanda, destaca-se o M-Cash (www.m-cash.com.br), um sistema de pagamento que usa o telefone celular dos clientes do banco HSBC para fechar pedidos em lojas virtuais. Outra novidade é o MercadoPago, que funciona como intermediário em negociações entre os vendedores e compradores do site Mercado Livre. O serviço permite ao consumidor parcelar as compras e pagar sem juros.
Para o representante do portal, Stelleo Tolda, modelos de venda parcelada atraem novos tipos de consumidor para a internet. "Quem tem poder de aquisição menor se beneficia e vence o preconceito do pagamento antecipado, que já foi padrão na internet", diz.


Texto Anterior: Eventos on-line/Acontece na internet
Próximo Texto: Portais oferecem presentes "pré-pagos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.