São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portais oferecem presentes "pré-pagos"

DA REPORTAGEM LOCAL

Flores, eletrônicos, livros e até calcinhas são vendidas por meio da internet, mas o mundo virtual imita uma prática das lojas tradicionais que ajuda quem teme os constrangimentos de um presente inadequado: os vales-presente.
Espécie de moeda de troca virtual, o ticket dá ao presenteado a escolha de passear pelas seções de um site e comprar qualquer item de um determinado valor. Os vales dos sites funcionam como cartões pré-pagos para colocar créditos em telefones celulares -têm até a aparência semelhante.
Em lojas virtuais como o Submarino.com.br e a Americanas.com.br, os vales têm valores a partir de R$ 25.
Você compra o ticket pela internet e pede para que ele seja enviado ao destinatário, que deve usar um código para desbloquear o crédito na loja virtual. Alguns portais podem enviar o vale embrulhado para presente e com dedicatória.
No entanto os vales-presente também têm desvantagens.
O troco que resta após a transação raramente pode ser aproveitado, e as taxas de frete são pagas pelo presenteado. Esses problemas, porém, são suavizados no Natal, quando o custo do frete para encomendas nas regiões mais populosas geralmente sofre queda ou é totalmente abatido.

Jeitinho
Quando sobra criatividade mas falta dinheiro, uma solução para não passar o Natal em branco pode ser trocar itens usados com outros internautas. A solução mais tradicional são os sites de leilão. No Brasil, a principal página do tipo é a www.mercadolivre.com.br, que cobra uma comissão de acordo com o valor do produto negociado. Outra opção é o recém-lançado Xcambo (www.xcambo.com.br), um portal que promove trocas no estilo do popular "pau a pau".
Você cadastra um produto e espera propostas de outros usuários que oferecem seus itens. Um internauta oferece, por exemplo, seu PC usado em troca de um iPod novo. (JB)


Texto Anterior: Lojas diversificam formas de pagamento
Próximo Texto: Comércio da internet dinamiza crediário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.