São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compra no exterior requer cuidado

Valor dos impostos e do frete e limitações de entrega são complicadores ao optar por lojas estrangeiras

DA REPORTAGEM LOCAL

Comprar em lojas do exterior com a ajuda de internet é uma maneira de conseguir presentes únicos para o Natal, mas é preciso tomar uma série de cuidados e ter uma máquina de calcular sempre em mãos para prever o valor de despesas com o frete e com os impostos.
Os pagamentos geralmente são feitos via cartão de crédito internacional, e as taxas de entrega são especificadas de acordo com o tipo de produto. Em vários países, livros podem ser comprados com desconto nas taxas. Os impostos mais pesados são para os eletrônicos.
Essa barreira serve como explicação para o fato de a loja virtual Amazon.com, uma das maiores do mundo, oferecer serviços limitados aos brasileiros. Apenas algumas das mais de 35 categorias de produtos à venda podem ser entregues no Brasil. Livros e DVDs estão disponíveis; aparelhos eletrônicos, não. Os prazos de entrega vão de dois dias a três semanas, dependendo do produto escolhido e do tipo de entrega contratado pelo cliente.
As compras feitas no popular site de leilões eBay (www.ebay.com) podem ser pagas com ajuda do PayPal (www.paypal.com), um serviço de pagamentos on-line que transfere quantias do cartões do crédito internacional do cliente para a conta de vendedores cadastrados em seu sistema.
Para fazer compras no eBay, porém, é preciso negociar com os vendedores e colocar na ponta do lápis os gastos com taxas. O valor do imposto varia de acordo com uma série de fatores, como a localização do remetente, o tipo de produto e as políticas dos serviços oferecidos empresa de entrega.
Em vários casos, as despesas do transporte ficam a cargo de quem recebe a encomenda.
Também é preciso considerar o valor do frete antes de saber se a compra vale a pena. Não esqueça de verificar se a entrega pode ser feita no Brasil. Serviços como o da Lanbox (www.lanbox.net) ajudam no transporte de mercadorias.
A empresa oferece ao consumidor um endereço de entrega nos Estados Unidos e providencia o envio para vários países da América Latina, como o Brasil. (JB)


Texto Anterior: Vapt-vupt: Transferência direta agiliza transações
Próximo Texto: Reportagem de capa: Golpes on-line são espalhados por e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.