São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Golpes on-line são espalhados por e-mail

PREVENÇÃO Cuidado com mensagens de desconhecidos que prometem vantagens; evite contaminação e roubo de dados

DA REPORTAGEM LOCAL

Convites para participar do "Big Brother", alertas da Receita Federal e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) não são as únicas arapucas usadas por golpistas para obter informações importantes dos internautas, como número de cartão de crédito e senhas bancárias.
O estelionato que usa e-mails como iscas, chamado phishing, tem praticantes brasileiros que criam versões falsas de lojas virtuais e de páginas de bancos.
O golpe começa com mensagens não solicitadas (spam) que disseminam endereços de sites clonados ou links para programas nocivos, capazes de roubar senhas. O incauto que acreditar nas promessas de falsas ofertas imperdíveis pode ter prejuízos bastante reais.
Entre as ferramentas dos invasores, existem programas chamados keyloggers, que monitoram e armazenam o que é digitado no teclado da máquina e, depois, enviam esses dados para os golpistas. Dessa forma, senhas de banco e números de cartão de crédito podem ser roubados facilmente.

Proteção
Algumas das medidas para evitar vírus também ajudam a barrar tentativas de golpes, mas os softwares de segurança não fazem todo o trabalho sozinhos. Manter o sistema operacional com as últimas atualizações é o primeiro passo.
Quem usa Windows XP pode automatizar essa tarefa. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone Meu computador e selecionar Propriedades. Na janela que aparece, escolha a guia Atualizações automáticas e marque o item Automática (recomendado). Atualizar ou trocar o navegador também é uma boa idéia. As novas versões do Firefox (www.getfirefox.com) e do Internet Explorer (www.microsoft.com/windows/ie/default.mspx) já vêm com mecanismos de alerta sobre sites com conteúdo suspeito.
Essas medidas, porém, de nada servem se o usuário não ficar atento em relação às ameaças que chegam por e-mail (veja quadro ao lado).
Por isso, antes de copiar as mensagens da sua conta para o PC, é recomendável acessar a caixa postal via webmail e apagar toda a correspondência potencialmente perigosa.
Quem usa o Outlook e o Out- look Express deve ter atenção redobrada. Muitos invasores exploram falhas do programa para lesar os internautas. (JB)


Texto Anterior: Compra no exterior requer cuidado
Próximo Texto: Caixa postal exige atenção do usuário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.