São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

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VOLTA AO PASSADO

1977 - MUDs
Os MUDs, sigla para masmorras para múltiplos usuários, eram RPGs de texto, sem interface gráfica, jogados em redes do tipo BBS ou via internet.

1995 - MERIDIAN 59
Considerado o primeiro game massivo on-line comercial em 3D, era voltado ao combate em um mundo dominado pelas espadas e pela magia. O jogo não fez grande sucesso, mas empregou vários conceitos utilizados até hoje.

1997 - ULTIMA ONLINE
Seu sucesso abriu as portas para os games on-line com cobrança de mensalidade e milhares de jogadores simultâneos. Não por acaso, o jogo está na ativa até os dias atuais.

1999 - EVERQUEST
Até hoje, o mundo virtual de Norrath, cujas belezas impressionaram a todos na época do lançamento, continua habitado, mesmo com uma continuação já disponível. A geografia variada, somadas às inúmeras classes de personagens e ao foco nos clãs de jogadores, fizeram de EverQuest um clássico, com direito a trabalhos acadêmicos sobre ele.

2003 - STAR WARS GALAXIES
Com ele, o mundo dos RPGs massivos on-line abriu-se para os filmes. Hoje, "O Senhor dos Anéis" e "Matrix" estão entre os que seguem a mesma escola.

2004 - WORLD OF WARCRAFT
Com 8 milhões de usuários e um pacote de expansão, World of WarCraft prima pela versatilidade, com opções para quem gosta de jogar sozinho ou em clãs.


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