São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007 |
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VOLTA AO PASSADO 1977 - MUDs Os MUDs, sigla para masmorras para múltiplos usuários, eram RPGs de texto, sem interface gráfica, jogados em redes do tipo BBS ou via internet. 1995 - MERIDIAN 59 Considerado o primeiro game massivo on-line comercial em 3D, era voltado ao combate em um mundo dominado pelas espadas e pela magia. O jogo não fez grande sucesso, mas empregou vários conceitos utilizados até hoje. 1997 - ULTIMA ONLINE Seu sucesso abriu as portas para os games on-line com cobrança de mensalidade e milhares de jogadores simultâneos. Não por acaso, o jogo está na ativa até os dias atuais. 1999 - EVERQUEST Até hoje, o mundo virtual de Norrath, cujas belezas impressionaram a todos na época do lançamento, continua habitado, mesmo com uma continuação já disponível. A geografia variada, somadas às inúmeras classes de personagens e ao foco nos clãs de jogadores, fizeram de EverQuest um clássico, com direito a trabalhos acadêmicos sobre ele. 2003 - STAR WARS GALAXIES Com ele, o mundo dos RPGs massivos on-line abriu-se para os filmes. Hoje, "O Senhor dos Anéis" e "Matrix" estão entre os que seguem a mesma escola. 2004 - WORLD OF WARCRAFT Com 8 milhões de usuários e um pacote de expansão, World of WarCraft prima pela versatilidade, com opções para quem gosta de jogar sozinho ou em clãs. Texto Anterior: Saiba como entrar no Second Life Próximo Texto: Mundo tem tribos virtuais e é suporte para games quase independentes Índice |
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