São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formatos de som digital apostam em requinte

DA REPORTAGEM LOCAL

Na relação entre espaço e qualidade, os formatos lossless miram apenas em um dos extremos: a pureza sonora.
O neologismo significa, em inglês, menor perda e serve como um selo que garante que a conversão do CD de áudio em arquivo digital foi feita com qualidade máxima.
O pouco conhecido formato Flac (flac.sourceforge.net) é um dos mais fiéis a esse princípio, mas há também nomes famosos nessa onda. O onipresente MP3, o WMA (Windows Media Audio) e o AAC (dos iPods) têm versões lossless.

Conteúdo
Boa parte do conteúdo de alta qualidade é distribuído por meio da rede de trocas Bit- Torrent, e muitos dos arquivos não têm autorização dos estúdios para circular. É possível, porém, baixar áudio de qualidade em sites mantidos por fãs.
No Internet Archive (www.archive.org), por exemplo, há uma coleção de performances ao vivo das bandas Grateful Dead e Tenacious D. Em blogs, como o blog.largehearted boy.com, também é possível encontrar links para baixar gravações de shows. (JB)


Texto Anterior: Super som
Próximo Texto: Qualidade sonora beneficia alto volume
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.