São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Qualidade sonora beneficia alto volume

BATIDA PERFEITA Em teste comparativo, arquivos convertidos sem nível máximo de qualidade têm bom desempenho

DA REPORTAGEM LOCAL

O MP3 é, de certa forma, um parente do formato JPEG, de fotos e gráficos. Ambos compactam dados, produzindo arquivos bons o suficiente para serem vistos ou ouvidos, mas não muito grandes, dando agilidade para que possam ser transmitidos via internet.
Quanto menor a compactação, melhor a qualidade do conteúdo e maior o arquivo.
No caso das fotos, os arquivos JPEG mais comprimidos tornam as imagens quadriculadas. Com a música, dependendo do nível de compactação (medido em bits por segundo), o som fica com menor definição dos tons graves e agudos.
Quanto maior a taxa de bits por segundo, mais o som será detalhado e definido, ou seja, não apresentará distorções e ficará mais limpo, mesmo com as variações de volume.
Um CD original tem cerca de 1,5 Mbps. Arquivos em MP3 têm, geralmente, entre 128 Kbps e 192 Kbps. Perceber essas diferenças não é tão simples e até mesmo especialistas usam medidas subjetivas para definir os níveis de qualidade.
Um desses métodos é o MOS (Mean Opinion Score ou, em português, pontuação da opinião média), que usa notas de um a cinco dadas por ouvintes. Na pior avaliação, o som é ruim e as interferências, irritantes. Na melhor, o som é excelente e os ruídos, imperceptíveis.
Nos testes realizados pela Folha, as músicas com taxas de bits superiores a 256 Kbps alcançaram desempenho praticamente idêntico, variando apenas o consumo de espaço.
A mesma canção foi reproduzida por headphones da Sony e da Bose, por alto-falantes comuns e por um conjunto da Altec Lansing com dois alto-falantes e um subwoofer. A falta de qualidade das versões com menos de 256 Kbps é bem nítida em volumes elevados. (JB)


Texto Anterior: Formatos de som digital apostam em requinte
Próximo Texto: Especialista ensina como treinar ouvidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.