São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

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Especialista ensina como treinar ouvidos

DA REPORTAGEM LOCAL

É fácil distinguir o som de um CD e o de uma rádio on-line, mas, quando o áudio é de altíssima qualidade, é preciso ter um bom ouvido para aferir a qualidade real de cada formato. O engenheiro eletrônico Regis Rossi Faria coordena um núcleo de pesquisa sobre codificação sonora no Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli-USP e falou à Folha sobre como é possível reconhecer e desfrutar a perfeição do som digital. (JB)

 

FOLHA - Quais são as diferenças entre os alto-falantes caros e baratos?
REGIS ROSSI FARIA
- Já vi conjuntos de caixas de som que custam mais de US$ 20 mil. Esse preço é definido de acordo com o projeto de construção da caixa e com a qualidade dos materiais usados.
Nos alto-falantes baratos, não há a preocupação de evitar que as caixas vibrem por conta própria ou de melhorar a resposta em baixa freqüência. Caixas de plástico que não são acolchoadas são inferiores, pois não têm propriedades acústicas tão boas quanto as da madeira.

FOLHA - O que é perdido ao ouvir músicas em caixas ruins?
FARIA
- Perde-se a sensação realista de ouvir sons graves e agudos, e há distorção, que transforma a audição de diferentes instrumentos em uma só massa sonora, misturada e sem nenhuma qualidade.

FOLHA - E qual a vantagem das caixas de US$ 20 mil?
FARIA
- Isso depende dos microfones usados na gravação. A criação de áudio é um processo serial. Se algum material de má qualidade for empregado, todo o resultado pode ser comprometido. Não adianta ter uma caixa de US$ 20 mil para tocar o som de um microfone de R$ 15.

FOLHA - Como o consumidor pode notar a qualidade?
FARIA
- Você deve ouvir o aparelho em diversos níveis de volume. No volume baixo, veja se é possível escutar sua programação musical normalmente. No mais alto, note se há distorções. No nível intermediário, tente ouvir separadamente o som de cada um dos instrumentos.

FOLHA - Quais são as técnicas científicas para essa medição?
FARIA
- São analisadas a distorção harmônica, a faixa dinâmica e a pressão sonora da caixa. Assim dá para saber se o aparelho vibra e se toca baixas freqüências com qualidade. Essas medidas são a base de comparação entre modelos, e essas informações estão nas embalagens.


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