São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste/USP

Aparelho localiza redes sem fio próximas

DESKTOP WIRELESS Com conexão USB, dispositivo de apenas 20 gramas permite instalar sistemas domésticos sem cabos

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há algum tempo as redes sem fio (wireless) eram inacessíveis para o grande público por causa dos altos preços dos equipamentos. Eram montadas apenas em grandes empresas e em locais públicos como aeroportos, universidades etc. Hoje a realidade já é outra. Com a diminuição dos custos dos equipamentos e com a facilidade de instalação e de configuração, as WLANs vêm crescendo bastante como solução para uso doméstico. O Teste USP examinou nesta semana o XWL11GFZX, X-Micro WLAN 11g Combo Finder Adapter, aparelho capaz de procurar por sinais de redes Wi-Fi (hot spots) ao seu redor sem a necessidade de um computador. Quando ligado a uma porta USB de um desktop ou de um portátil, o dispositivo atua como uma placa wireless, tornando possível a conexão do aparelho às redes Wi-Fi disponíveis. O dispositivo da X-Micro é bem leve e pequeno, pesando apenas 20 gramas. Possui três leds na parte superior, que informam ao usuário se alguma rede Wi-Fi foi encontrada e se é segura ou aberta. Na parte inferior, estão outros dois leds, que são acionados quando o dispositivo é conectado a um computador. Um dos leds indica se a bateria está sendo carregada, e o outro, se o aparelho está funcionando.

Busca sem fio
Para acionar a procura por redes Wi-Fi, o aparelho dispõe de um botão que, ao ser pressionado por cinco segundos, indica por meio dos led's superiores se há alguma rede Wi-Fi nas proximidades. A procura por redes sem fio funciona sem a necessidade de um computador, pois uma bateria de lítio interna é carregada sempre que o aparelho é ligado à porta USB 2.0.
O dispositivo não é compatível com as versões anteriores 1.0 ou 1.1 da interface USB e, conectado à rede Wi-Fi, oferece velocidades de transmissão de até 54 Mbps, no padrão 802.11g, e de até 11 Mbps, no padrão 802.11b. Por segurança, são utilizados os padrões de criptografia WEP de 64 bits e de 128 bits e o WPA, novo método desenvolvido pela Wi-Fi Alliance e por membros da IEEE. Em ambientes abertos, é possível manter uma distância de até cem metros do ponto de conexão sem perda de sinal. Em ambientes fechados e com muitas paredes, essa distância é reduzida, podendo chegar a até 30 metros. Isso ocorre porque a antena do aparelho é embutida internamente, e não externa, como ocorre em outros dispositivos sem fio com conexão USB.
O arquivo de instalação dos drivers está disponível no CD que acompanha o produto. Na versão de 32 bits do Windows, a instalação dos drivers ocorreu sem problemas, porém não há suporte oficial para a versão de 64 bits.
Já para o sistema operacional Linux, existem drivers produzidos por terceiros e que funcionam perfeitamente bem com o chipset utilizado pela X-Micro, o ZyDAs ZD1211. No CD, estão incluídos ainda drivers para versões antigas do Windows, como 98SE, ME e 2000.

Configuração
O software para configuração da rede é de fácil utilização. Ele detecta automaticamente as redes sem fio próximas, detalhando cada uma delas. São informados o canal que está sendo usado, a força do sinal, se a rede está utilizando algum mecanismo de criptografia etc. Caso a rede esteja totalmente aberta, sem uso de criptografia, basta clicar em conectar para que o programa tente estabelecer uma conexão wireless. Se a rede utilizar algum tipo de criptografia WEP ou WAP, será solicitada uma senha e, somente mediante o fornecimento dessa senha, a conexão será estabelecida.
Um dos pontos fortes do manual é estar escrito em diversos idiomas, englobando o português. Explica de maneira bem intuitiva os passos necessários para a instalação do driver e do software até para usuários que não dominam o assunto. Traz também informações mais técnicas sobre o aparelho.

Conclusão
As redes sem fio estão se tornando uma solução interessante para situações que demandem conexão à internet, mas cuja transmissão por redes cabeadas seja inviável. Com o baixo custo dos equipamentos, as redes sem fios se popularizam em grande escala. O WLAN 11g Combo Finder Adapter oferece bom custo/beneficio, já que seu preço, de R$ 167,50, é similar ao de outros equipamentos da categoria. Seu uso mais comum deverá ser em computadores de mesa, uma vez que a grande maioria dos computadores portáteis comercializados atualmente já traz integrada a tecnologia de conexão a redes sem fio.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em Ciências de Computação no ICMC-USP. JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.


Texto Anterior: Localizador
Próximo Texto: Tecnologias sem fio aquecem o mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.