São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologias sem fio aquecem o mercado

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma disputa entre três tecnologias que se complementam, a 3G, a WiMax e a Wi-Fi. Esse é o cenário para o futuro da indústria de tráfego em redes de banda larga sem fio, segundo pesquisa da In-Stat, divulgada na semana passada.
As redes de telefonia e de acesso rápido à internet sem fio serão o carro-chefe da indústria das telecomunicações nos próximos anos, segundo a Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA, na sigla em inglês).
A entidade prevê que, em 2007, essa indústria movimentará US$ 190,8 bilhões nos EUA, contando desde a infra-estrutura até os serviços para os consumidores.
Os usuários parecem concordar com os números, como mostra a venda crescente de notebooks e de computadores de mão e a expectativa em torno da chegada no iPhone, da Apple, que, dotado de Wi-Fi, virou símbolo dos celulares com amplos recursos de navegação.

3G
A sigla 3G faz referência, de forma geral, à terceira geração de tecnologia para telefonia celular. Seu mérito é a capacidade de transmitir dados e voz ao mesmo tempo e de se conectar à internet por meio de redes móveis de alta velocidade.
Segundo a Wikipédia, esperava-se que o recurso de videofone fosse a aplicação que se destacaria com a tecnologia, mas a experiência no Japão -país onde tem grande penetração- mostrou que seus usuários abusam mesmo é o download de músicas.

WiMax
Segundo a pesquisa da In-Stat, a tecnologia WiMax vai concorrer com a 3G no mercado de celular, porque também possibilita conexões móveis de alta capacidade.
A expectativa do WiMax Fórum, uma organização que trabalha pela compatibilidade dos dispositivos que utilizam a tecnologia, é que, neste ano, PDAs e notebooks a incorporem. Esse é um desafios apontados pelo estudo da In-Stat.
Além da questão da mobilidade, a WiMax é vista como esperança de conectar à internet regiões isoladas, já que essa tecnologia tem uma grande capacidade também para conexões fixas, mas sem fio.

Wi-Fi
A tecnologia Wi-Fi é a menos móvel das três. Para se conectar à internet por Wi-Fi, é necessário estar perto de um ponto de acesso (hot spot), comum em aeroportos, por exemplo. As redes domésticas sem fio também são Wi-Fi.
De acordo com o estudo, a tecnologia Wi-Fi ainda tem lenha para queimar, e seu uso vai continuar crescendo nos próximos cinco anos.


Texto Anterior: Teste/USP: Aparelho localiza redes sem fio próximas
Próximo Texto: Canal aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.