São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

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Reportagem de capa

Títulos educativos vão da tabuada ao vestibular

A LIÇÃO É JOGAR Recursos multimídia ensinam crianças com mais de 18 meses; há ainda programas que preparam jovens e adolescentes para enfrentar o vestibular

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em um tempo em que a disputa por vagas em boas faculdades está cada vez mais acirrada, para tornar o estudo mais atraente, os games educativos já têm sua importância reconhecida: o colégio Objetivo, por exemplo, distribui jogos junto com o material didático. Alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio contam com títulos produzidos pelo departamento de educação digital da escola, com características de game convencional -com enredo, personagens e cenas de ação-, fazendo com que o ato de jogar não fique com cara de tarefa escolar.
Outro exemplo é o Tabuada 2 Tirando os números de letra (R$ 34, 0800-414636), da Positivo Informática, com atividades misturadas a recursos multimídia para seduzir os pequenos de seis a dez anos. Os desafios podem ser personalizados por pais ou professores e contam com atividades como batalha naval, em que é preciso calcular o resultado de uma multiplicação.
Outra tática de sedução de programas do gênero é esbanjar recursos audiovisuais e oferecer jogos em vez dos tradicionais exercícios. É o que História do Brasil dodescobrimento à independência (R$ 19, xx/11 3767-5838) faz para ensinar sobre o período que vai das grandes navegações à Independência proclamada por D. Pedro I.
Até o septuagenário Mickey coloca em prática o seu potencial de encantar os pequeninos -nesse caso, os que têm entre 18 meses e três anos. Os três CDs, da série Disney Educativo (R$ 29 cada um), envolvem quem está na frente da tela fazendo tudo parecer uma grande brincadeira.
O camundongo acompanha o crescimento da criança nos programas Primeiros Passos e Maternal e Jardim, cujos recursos de interação são o principal atrativo, com atividades que envolvem a resolução de problemas, leitura, matemática, ciências e raciocínio crítico e criativo.
Outro personagem famoso que entra em cena na hora do aprendizado é o Batman, em dois CDs da Divertire: Justiça em Jogo e Ameaça Tóxica, por R$ 39 cada um. Com eles, são desenvolvidas habilidades auditivas, organização de informações e reconhecimento de seqüências. O próximo passo da distribuidora é lançar softwares semelhantes protagonizados pelas Meninas Superpoderosas.

Vestibular
Quando a questão é a preparação para o vestibular, os softwares educacionais são ferramentas úteis para revisar os pontos que exigem maior concentração dos alunos. Dentre as opções oferecidas pelo Objetivo Multimídia estão Descobrir a Célula e História Geral, por R$ 19 cada um. Ambos trazem questões retiradas de provas de anos anteriores. (TA)


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