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Reportagem de capa
Títulos educativos vão da tabuada ao vestibular
A LIÇÃO É JOGAR Recursos multimídia ensinam crianças com mais de 18 meses; há ainda programas que preparam jovens e adolescentes para enfrentar o vestibular
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em um tempo em que a disputa por vagas em boas faculdades está cada vez mais acirrada, para tornar o estudo mais
atraente, os games educativos
já têm sua importância reconhecida: o colégio Objetivo, por
exemplo, distribui jogos junto
com o material didático. Alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio contam com títulos produzidos pelo departamento de
educação digital da escola, com
características de game convencional -com enredo, personagens e cenas de ação-, fazendo com que o ato de jogar
não fique com cara de tarefa escolar.
Outro exemplo é o Tabuada 2
Tirando os números de letra
(R$ 34, 0800-414636), da Positivo Informática, com atividades misturadas a recursos multimídia para seduzir
os pequenos de seis a
dez anos. Os desafios
podem ser personalizados por pais ou professores e contam
com atividades como
batalha naval, em que
é preciso calcular o
resultado de uma
multiplicação.
Outra tática de sedução de programas
do gênero é esbanjar
recursos audiovisuais
e oferecer jogos em
vez dos tradicionais
exercícios. É o que
História do Brasil dodescobrimento à independência (R$ 19, xx/11
3767-5838) faz para ensinar sobre o período que vai das grandes navegações à Independência proclamada por D. Pedro I.
Até o septuagenário Mickey
coloca em prática o seu potencial de encantar os
pequeninos
-nesse caso, os
que têm entre 18
meses e três anos.
Os três CDs, da série Disney Educativo (R$ 29 cada
um), envolvem
quem está na
frente da tela fazendo tudo parecer uma grande
brincadeira.
O camundongo
acompanha o
crescimento da
criança nos programas Primeiros
Passos e Maternal
e Jardim, cujos recursos de interação são o principal atrativo,
com atividades que envolvem a
resolução de problemas, leitura, matemática, ciências e raciocínio crítico e criativo.
Outro personagem famoso
que entra em cena na hora do
aprendizado é o Batman, em
dois CDs da Divertire: Justiça
em Jogo e Ameaça Tóxica, por
R$ 39 cada um. Com eles, são
desenvolvidas habilidades auditivas, organização de informações e reconhecimento de
seqüências. O próximo passo
da distribuidora é lançar softwares semelhantes protagonizados pelas Meninas Superpoderosas.
Vestibular
Quando a questão é a preparação para o vestibular, os softwares educacionais são ferramentas úteis para revisar os
pontos que exigem maior concentração dos alunos. Dentre
as opções oferecidas pelo Objetivo Multimídia estão Descobrir a Célula e História Geral,
por R$ 19 cada um. Ambos trazem questões retiradas de provas de anos anteriores.
(TA)
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