São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temas como religião e fobias também podem ser explorados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em tempos modernos, a religião também entra no jogo, como demonstra a série de games católicos Gospel Champions, para crianças. A idéia é levar as mesmas histórias ouvidas nas missas para brincadeiras didáticas eletrônicas. A distribuidora Silver Burdett Ginn Religio tem mostrado, nas igrejas norte-americanas, os benefícios do game a educadores católicos.
Até o fast-food entrou na dança. O McDonald's, alvo de polêmicas sobre o teor saudável de seu cardápio, criou uma oferta (mcdonalds.com/yourselffitness) associada à boa forma. Na compra de uma das delícias da promoção, o consumidor leva um dos DVDs de uma série de exercícios físicos.
Aliar jogos à saúde não é novidade: em 2003, os Institutos Nacionais de Saúde, órgão do governo dos EUA, já oferecia verbas para games educativos. Um deles, Hungry Red Planet (www.hungryredplanet.com), ensina alimentação saudável às crianças com um cardápio de marcianos. Já o Sonic Invaders é voltado a deficientes visuais. Grátis (www.mytaras.com/sonicinvaders.html), ele traz instruções de voz das ações.

Aranhas
A pesquisadora Stéphane Bouchard, co-diretora do Laboratório de Ciberpsicologia, do Canadá, conduziu uma série de experimentos para demonstrar que a realidade virtual, na forma de games, pode ajudar no combate a fobias.
Um dos jogos consiste em um mundo repleto de aranhas, com o qual os portadores de aracnofobia interagem com óculos de realidade virtual capazes de capturar os movimentos da cabeça -no jogo, aranhas enormes tocam os pacientes.
De acordo com Bouchard, após 12 sessões, 24 dos 30 pacientes tratados com o método conseguiram ficar próximos a uma tarântula em terreno aberto. "A parte emocional da mente processa a experiência como se fosse real", explicou a pesquisadora. (TA)


Texto Anterior: Sites do bem
Próximo Texto: Alemanha recebe a Copa do Mundo dos robôs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.