São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENTE É PARA BRILHAR

Instituto de pesquisa estima que há 8,8 milhões de ciberdiários nos EUA; leitores são 14 milhões

Blogue é negócio e vai cobrir as eleições

DA REDAÇÃO

As estimativas baseadas em entrevistas por telefone do instituto de pesquisas Pew Research (www.pewinternet.org) dizem que em fevereiro passado havia 2,5 milhões de internautas blogando. Em um estudo recente, o mesmo grupo revelou que 8,8 milhões de norte-americanos estavam criando diários virtuais.
Esse número representa o total de ciberescritores, e não o número de leitores. Em outro levantamento feito por e-mail para a Quris (www.quris.com), concluiu-se que a rede tem 14 milhões de leitores de blogues nos EUA.
Um dos mais lidos, com 100 mil visitas por dia, é o blogue www.instapundit.com, de Glenn Reynolds. Um exemplo de como blogues podem ser lucrativos é a página de Matt Drudge (www.drudgereport.com), que detesta o apelido de blogueiro. Ele fatura US$ 1 milhão por ano em anúncios, segundo a Radar Magazine.
Tudo começou como uma forma de declamação cibernética, ou apenas uma forma de compartilhar uma opinião pessoal. Hoje o blogue virou uma mídia avançada com um papel importante até na corrida eleitoral para a Presidência dos EUA.
Examinar as dezenas de milhares de blogues (qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado um blogue -últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo) tornou-se um desafio para os analistas de mídia. Mas, entre travessuras, comentários e fofocas, os blogues vêm ganhando influência.
O blogue decolou desde a explosão da internet no final dos anos 90. Ganhou terreno nos últimos dois anos à medida que a tecnologia ficou barata e fácil de usar.
Howard Dean, que no passado foi candidato à nomeação para candidatura à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, foi um dos primeiros a descobrirem o poder político dos blogues.
No ano passado, ele surpreendeu a América, ao conseguir levantar mais de US$ 7 milhões com seu site blogforamerica. com. Os seguidores de Dean espalharam seus discursos por meio de blogues, e os especialistas em eleições tiveram de prestar atenção.
"Campanhas políticas tendem a ser ativas em torno das margens", disse o blogueiro conservador Bruce Rheinstein, que opera o www.ombudsgod.com.
Pela primeira vez, os blogues serão uma mídia acreditada nas maiores convenções partidárias.
O Partido Democrata decidiu que algumas das 15 mil credenciais serão dadas para blogues na sua convenção dos dias 26 a 28 de julho. O Comitê Nacional Republicano ainda não escolheu um blogue oficial da convenção para a sua conferência, que começará em 30 de agosto.
Alguns blogues desdenham blogues de campanhas, dizendo que eles não são autênticos. Eles não têm nenhuma personalidade, nunca falam sobre coisas remotamente interessantes, segundo Markos Moulitsas Zuniga, cujo site, www.dailykos.com, recebe 104,9 mil visitas por dia.
Mas os críticos da mídia advertem contra o tratamento dispensado aos blogues como jornais reais, especialmente destacando exemplos como reportagens sobre um suposto caso entre Kerry e uma presidiária, Alexandra Polier. Muitos blogues estavam ansiosos para espalhar essa notícia.
"É a mais recente manifestação da imprensa fútil", disse Steve Lovelady, editor-gerente para a cobertura da campanha pela Columbia Journalism Review, que faz análises de blogues como parte de sua cobertura da mídia em páginas nos Estados Unidos.


Com agências internacionais. Tradução de Angela Caracik


Texto Anterior: Meça a sua popularidade na rede Orkut
Próximo Texto: Literatura ganha espaço em ciberdiário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.