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GENTE É PARA BRILHAR
Instituto de pesquisa estima que há 8,8 milhões de ciberdiários nos EUA; leitores são 14 milhões
Blogue é negócio e vai cobrir as eleições
DA REDAÇÃO
As estimativas baseadas em entrevistas por telefone do instituto
de pesquisas Pew Research (www.pewinternet.org) dizem que em
fevereiro passado havia 2,5 milhões de internautas blogando.
Em um estudo recente, o mesmo
grupo revelou que 8,8 milhões de
norte-americanos estavam criando diários virtuais.
Esse número representa o total
de ciberescritores, e não o número de leitores. Em outro levantamento feito por e-mail para a Quris (www.quris.com), concluiu-se
que a rede tem 14 milhões de leitores de blogues nos EUA.
Um dos mais lidos, com 100 mil
visitas por dia, é o blogue www.instapundit.com, de Glenn Reynolds. Um exemplo de como blogues podem ser lucrativos é a página de Matt Drudge (www.drudgereport.com), que detesta
o apelido de blogueiro. Ele fatura
US$ 1 milhão por ano em anúncios, segundo a Radar Magazine.
Tudo começou como uma forma de declamação cibernética, ou
apenas uma forma de compartilhar uma opinião pessoal. Hoje o
blogue virou uma mídia avançada
com um papel importante até na
corrida eleitoral para a Presidência dos EUA.
Examinar as dezenas de milhares de blogues (qualquer registro
freqüente de informações pode
ser considerado um blogue -últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo) tornou-se um
desafio para os analistas de mídia.
Mas, entre travessuras, comentários e fofocas, os blogues vêm ganhando influência.
O blogue decolou desde a explosão da internet no final dos anos
90. Ganhou terreno nos últimos
dois anos à medida que a tecnologia ficou barata e fácil de usar.
Howard Dean, que no passado
foi candidato à nomeação para
candidatura à Presidência dos
EUA pelo Partido Democrata, foi
um dos primeiros a descobrirem
o poder político dos blogues.
No ano passado, ele surpreendeu a América, ao conseguir levantar mais de US$ 7 milhões
com seu site blogforamerica.
com. Os seguidores de Dean espalharam seus discursos por meio
de blogues, e os especialistas em
eleições tiveram de prestar atenção.
"Campanhas políticas tendem a
ser ativas em torno das margens",
disse o blogueiro conservador
Bruce Rheinstein, que opera o
www.ombudsgod.com.
Pela primeira vez, os blogues serão uma mídia acreditada nas
maiores convenções partidárias.
O Partido Democrata decidiu
que algumas das 15 mil credenciais serão dadas para blogues na
sua convenção dos dias 26 a 28 de
julho. O Comitê Nacional Republicano ainda não escolheu um
blogue oficial da convenção para
a sua conferência, que começará
em 30 de agosto.
Alguns blogues desdenham blogues de campanhas, dizendo que
eles não são autênticos. Eles não
têm nenhuma personalidade,
nunca falam sobre coisas remotamente interessantes, segundo
Markos Moulitsas Zuniga, cujo site, www.dailykos.com, recebe
104,9 mil visitas por dia.
Mas os críticos da mídia advertem contra o tratamento dispensado aos blogues como jornais
reais, especialmente destacando
exemplos como reportagens sobre um suposto caso entre Kerry e
uma presidiária, Alexandra Polier. Muitos blogues estavam ansiosos para espalhar essa notícia.
"É a mais recente manifestação
da imprensa fútil", disse Steve Lovelady, editor-gerente para a cobertura da campanha pela Columbia Journalism Review, que
faz análises de blogues como parte de sua cobertura da mídia em
páginas nos Estados Unidos.
Com agências internacionais. Tradução
de Angela Caracik
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