|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Meça a sua
popularidade na rede Orkut
DA REPORTAGEM LOCAL
A comunidade virtual que vem
tomando conta da internet é a Orkut (www.orkut.com). Há duas
semanas, brasileiros passaram
norte-americanos e ficaram em
primeiro lugar.
A idéia é simples. Você recebe
um convite, adere e cria sua página, uma mescla de site pessoal,
blogue e fotologue. Tem direito a
registrar sua fama de acordo com
o número de visitantes que têm
link em seu site. O apresentador e
videomaker Marcelo Tas contava
no dia 12 com 475 webamigos.
O Orkut ficou famoso entre internautas brasileiros por propaganda de boca em boca. Foi um
serviço comprado recentemente
pelos donos do Google (www.google.com) e, por ora, não cobra
nada para alguém colocar seu rosto, seu perfil e suas preferências.
Em www.friendster.com, não
há restrições. Qualquer um entra
no endereço e faz sua página sem
ter de esperar para ser convidado.
Não registra o mesmo número de
brasileiros e parece mais uma comunidade voltada para o público
americano. A idéia aqui é fazer
amigos ou procurar alguém para
se encontrar na vida real.
A ICQ também tem sua comunidade em universe.icq.com.
Uma rede de relacionamentos
com ares mais profissionais é a
Linked In (www.linkedin.com).
Você tampouco precisa de convite. Criado o nome, é preciso, se
quiser, inserir dados profissionais. O objetivo, nesse caso, é
manter uma rede de contatos para eventuais ofertas de emprego.
Nessa rede, o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking.
O interessado pode ou não aceitar receber contatos. Coloca, se
quiser, informações adicionais,
como e-mail pessoal e telefone. A
suposta celebridade de quem entra no Linked In está diretamente
ligada ao número de contatos que
o dono da página consegue fazer.
Nesse caso, ele também tem de
convidar internautas com currículos profissionais para ganhar
mais pontos e tentar fazer contatos com quem já está cadastrado.
Precisa, claro, ser aprovado pelo
webamigo para aumentar o nível
de seu status.
(MZ)
Texto Anterior: Veja auto-retratos ou confira o dia-a-dia Próximo Texto: Gente é para brilhar: Blogue é negócio e vai cobrir as eleições Índice
|