São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É difícil pôr fotos em diário virtual

DA REPORTAGEM LOCAL

Criar diários somente com textos equivale a escrever em um programa qualquer. Publicar o conteúdo se resume a apertar dois ou três botões.
A dificuldade começa quando o autor quer incrementar seu ciberdiário e colocar fotos. Um endereço famoso entre blogueiros é o Blogger, porém o leigo escorrega na primeira tentativa de inserir uma imagem. É um problema colocar fotos e recortá-las. Se elas não estiverem do tamanho adequado, o internauta sofre.
Outro obstáculo é a exigência de conhecimento em linguagem HTML. O leigo vai penar para conseguir sofisticar seu blogue e colocar, por exemplo, um link para receber mensagens por e-mail.
Um blogue que facilita a vida do leigo é o blig.com.br. Ele mostra na tela o que o autor precisa fazer e dispensa domínio em qualquer linguagem. O blog.uol.com.br também ajuda bastante a vida do candidato a escriba. Na primeira tela, é preciso criar um título, pôr nome ou apelido e descrever o blogue nos respectivos campos. É possível ainda restringir o acesso a leitores.
Escolhido o modelo, basta seguir as instruções. O mesmo procedimento se repete no blogue do Terra em weblogger.terra.com.br, em que novatos são guiados com telas explicativas para criar seus diários.


Texto Anterior: Como produzir sua página pessoal
Próximo Texto: Gente é para brilhar: Sites pessoais têm educação e astronomia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.