São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Jogos que simulam encontros românticos podem ser disputados gratuitamente via internet

Games combinam mangá e sexo

Reprodução
Imagem de Ganguro Girl 1.5, simulador de relacionamentos que exibe algumas cenas picantes


JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Sem a qualidade gráfica ou a complexidade de jogos simuladores, como The Sims ou Flight Simulator, os Bishojo Games ou dating sims (simuladores de encontros) apresentam versões virtuais de relacionamentos amorosos.
Numa mistura de gráficos simples e testes de múltipla escolha, os jogos usam personagens desenhados no estilo dos quadrinhos japoneses (mangás) e regras de RPG. Os dating sims têm como centro o universo masculino.
O primeiro game do gênero, Night Life, foi lançado no Japão em 1982 e tinha gráficos com 16 cores e sons rudimentares.
Hoje os dating sims já possuem versões para a internet que podem ser jogadas gratuitamente.
Geralmente, eles estão no formato Shockwave Flash e, ao contrário do games mais novos, não exigem configurações pesadas, como placas aceleradoras.
Para experimentá-los, só é preciso ter um navegador com o plug-in do Flash Player instalado (www.macromedia.com/software/flashplayer) e uma conexão com a internet.
Alguns desses jogos têm forte apelo sexual e isso os torna inadequados para menores de 18 anos.
Dica para quem quiser jogar: ler em inglês é requisito básico.
Para avançar nos jogos, que sempre pedem ao usuário que escolha entre, pelo menos, duas opções diferentes, é preciso entender cada diálogo e responder corretamente a algumas perguntas.
Se, por exemplo, a personagem decidir dar um beijo em vez de conversar sobre música, a garota virtual pode ficar envergonhada e ir embora.
Responder corretamente às perguntas não é o suficiente. Para obter sucesso, também é preciso equilibrar direito -dosando pontos- a inteligência, o charme e a beleza da sua personagem. Conseguir dinheiro, para comprar presentes e pagar jantares, também é um dos objetivos nos simuladores de encontros.
Em www.newgrounds.com/collections/datingsims.html, há uma sessão especial com 15 opções de jogo no estilo.
Merecem destaque os títulos Love Hina e Ganguro Girl 1.5. No primeiro, que é gratuito, o jogador deverá realizar tarefas, como buscar objetos e trabalhar como mensageiro, para ficar popular entre as garotas e ganhar acesso a quartos e cenários especiais.
Ganguro Girl 1.5 tem um acabamento muito mais detalhado e oferece mais opções ao usuário. Para jogar a versão completa, é preciso pagar US$ 6,99, mas há uma versão gratuita em www.hentaisocialclub.com/ganguro.


Texto Anterior: Facilidades
Próximo Texto: Indústria ignora gênero e tem poucas vendas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.