São Paulo, quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Câmera ajuda a publicar vídeo na internet

COMPACTA Filmadora da JVC não trabalha com alta definição, mas passa vídeos direto para o YouTube com facilidade

THIAGO CAPRONI TAVARES
JULIO CEZAR ESTRELLA
MARCOS JOSÉ SANTANA
REGINA H. C. SANTANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os adeptos dos vídeos digitais para a internet têm uma boa opção de equipamento com a câmera filmadora JVC GZ-MS90. Pesando 270 gramas, ela é compacta e tem funcionalidades que facilitam a vida dos que gostam de publicar vídeos on-line e não exigem imagens em alta qualidade. Além de ser uma filmadora, a câmera faz fotos.
As principais características do aparelho são o zoom óptico de 28 vezes, o processo automático para a passagem de arquivos para o site de vídeos YouTube -usando o programa CyberLink, que vem junto com o produto-, a facilidade no manuseio e o uso de cartões SD/ SDHC para armazenar.
Além disso, o modelo tem preço acessível (R$ 999), se comparado ao de filmadoras mais sofisticadas.

Qualidade de imagem
A JVC GZ-MS90 não faz imagens em alta definição, por isso é recomendada para fazer vídeos para a internet. O tamanho padrão de vídeo é 720x480 pixels, no padrão MPEG-2, com três modos de gravação. Esses modos são: Ultra Fine, Fine e Normal, com taxas de 8,5, 5,5 e 4,2 Mbps, respectivamente.
Há também a possibilidade de gravação de vídeos em modo econômico, no qual o tamanho é reduzido pra 252x240 pixels, a uma taxa de 1,5 Mbps.
Em relação à qualidade da foto, o padrão de resolução é de 72 DPI com tamanhos de imagens de 640x480 pixels, divididos em dois modos, no formato JPEG. Esse padrão não é bom para quem quer imprimir suas fotos, porque a maioria das empresas de revelação de fotos exige uma resolução de, pelo menos, 250 DPI. Contudo, a resolução oferecida é razoável para publicação na rede.
Os mecanismos de estabilização da imagem oferecidos pela filmadora são bons quando o zoom não é usado, e a qualidade de estabilização diminui de acordo com o aumento da taxa de zoom. Esse processo é importante para atenuar o tremor natural das mãos.

Armazenamento
O peso e as dimensões reduzidas da câmera devem-se à ausência de mecanismos para a gravação de vídeo em mídias tradicionais (como fitas magnéticas ou DVDs). O armazenamento é feito em um cartão SD/SDHC -a câmera suporta até 16 Gbytes.
A filmadora recebida para o teste veio com um cartão SD de 1 Gbyte. Apesar disso, a JVC comunicou que a câmera será vendida com um cartão de 4 Gbytes -suficiente para a gravar uma hora de vídeo na qualidade mais elevada. Uma das limitações do armazenamento é o tamanho máximo dos arquivos gerados, que não pode exceder 4 Gbytes. Essa limitação se deve ao sistema de arquivos FAT (File Allocation Table), usado na formatação do cartão de memória. Para minorar esse problema, o programa interno da câmera gerencia a criação de arquivos, caso a gravação de um determinado vídeo exceda o tamanho.
Outro ponto negativo está no tempo máximo de gravação consecutiva, que é de 12 horas. Após esse tempo, a gravação é interrompida, ficando ao usuário a responsabilidade de recomeçar o processo.

Áudio e bateria
A qualidade do áudio obtido é razoável, considerando que a câmera não permite a conexão de microfone externo. Uma funcionalidade interessante é a redução de ruídos dos ventos, o que permite que a câmera seja usada em lugares altos, onde a incidência de ventos compromete a qualidade do som.
O áudio capturado pela filmadora é dividido em dois canais utilizando um sistema Dolby Digital, com quatro configurações de qualidade para cada um dos modos de qualidade de vídeo já comentados. No aspecto consumo de energia, a filmadora se comportou muito bem. Em testes realizados com a câmera em movimento -e com a manipulação do zoom-, a autonomia foi de aproximadamente duas horas e dez minutos de gravação.

Para o YouTube
Uma das principais funções da câmera é a possibilidade de passar o vídeo diretamente para o YouTube. A operação é simples e não requer nenhum esforço extra. Só é preciso que a filmadora esteja configurada no modo Upload.
Ao término da gravação de um vídeo no modo Upload, o usuário tem a opção de conectar a filmadora a um PC por meio de um cabo USB e iniciar o processo de passagem do vídeo. Também é necessária a instalação de um programa. Com o programa em operação, o usuário deve selecionar os vídeos que serão mandados, entrar com seu nome de usuário e senha do YouTube e submeter os arquivos. A facilidade do processo, que se mostrou bastante eficaz, surpreendeu.

Visão geral
Os seguintes acessórios acompanham a filmadora: carregador, CD de instalação, bateria, cartão de memória, cabo de áudio e vídeo e cabo USB. O manual é explicativo e tem linguagem de fácil entendimento.

THIAGO CAPRONI TAVARES e JÚLIO CEZAR ESTRELLA são mestres em computação e doutorandos pelo ICMC-USP; MARCOS JOSÉ SANTANA e REGINA HELENA CARLUCCI SANTANA são PhD em eletrônica e computação pela Universidade de Southampton da Inglaterra e livre-docentes em computação do ICMC-USP.



Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Máquina compacta e limitada produz vídeos em alta definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.