São Paulo, quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina compacta e limitada produz vídeos em alta definição

Uso do aparelho, que resiste a mudanças de temperatura, é bem intuitivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Lançada neste mês no mercado brasileiro, a Kodak Zx1 é uma filmadora compacta que permite produzir vídeos em alta definição.
A filmadora tem visor de LCD de duas polegadas, zoom digital de 2x e faz vídeos em HD60 (60 quadros por segundo), HD30 (30 quadros por segundo) ou VGA. São configurações modestas, mas que suprem a necessidade de quem quer fazer vídeos caseiros.
A câmera, que pesa menos de cem gramas e tem microfone embutido, traz memória interna de 128 Mbytes, o que é muito pouco espaço quando se trata de vídeos.
Mas, como o aparelho tem espaço para a inserção de SD Card, o problema pode ser contornado. É aconselhável comprar um cartão extra de pelo menos 2 Gbytes.
Um de 8 Gbytes, com alta velocidade de processamento, é ainda melhor. Assim você poderá fazer filmagens mais longas, sem se preocupar com o espaço disponível.
Para começar a filmar, basta apontar para o seu alvo e clicar no botão vermelho Rec, que fica centralizado no aparelho. Para parar, clique de novo nele ou use o botão Stop. Os botões laterais ajudam a dar zoom ou a ir para o menu.
O programa integrado para edição ajuda a fazer clipes com fotos e músicas. Também permite envio do vídeo diretamente para o YouTube. Todos os passos são bastante intuitivos.
Um dos pontos fracos da filmadora é sua tela, muito pequena. Não dá para ter uma noção maior do que você está filmando. O mercado já conta até com celulares que têm tela maior que a Zx1.
Outro aspecto negativo é a duração da carga, que não chegou a uma hora nos testes feitos pela Folha. É possível recarregar as pilhas que vêm com o aparelho.
É interessante notar como as câmeras de celulares influenciam no design das compactas filmadoras de bolsos. Em vez de possuírem a tela na horizontal, como era de costume, agora elas têm tela na vertical.
Acaba sendo confortável usar a câmera como se fosse mesmo um aparelho celular, ao qual se está tão acostumado.

Resistência
Uma inscrição no corpo da filmadora, que tem revestimento emborrachado e acabamento em aço, atesta que ela suporta mudanças de temperatura. Segundo a Kodak, a Zx1 resiste a respingos de água, neve, areia e terra.
"A filmadora está de acordo com o Padrão IP43, o qual determina que a filmadora foi desenvolvida para suportar todas as condições climáticas que possam danificar equipamentos eletrônicos", diz a empresa.
A Zx1, disponível nas cores preta, pink e vermelha, tem preço sugerido de R$ 699. Mais informações em www.kodak.com.br. (DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Teste USP: Câmera ajuda a publicar vídeo na internet
Próximo Texto: Tela sensível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.