São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

PES 2008 joga bem, mas vence por pouco

FUTEBOL Pro Evolution Soccer 2008 traz defeitos e poucas novidades, mas mantém vantagem sobre seus competidores

EMERSON KIMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Divertido e decepcionante. Assim é Pro Evolution Soccer 2008 (konami-pes2008. com), a nova versão da série de games de futebol da Konami, que fora da Europa recebe o nome de Winning Eleven.
A Folha testou o jogo para PC -ele foi lançado também para Xbox 360, PS3 e PS2. Edições para PSP e Nintendo DS serão lançadas ainda neste mês; para o Wii, só em 2008.
PES 2008 possui gráficos bonitos, com animações razoáveis, bons efeitos de luz e sombra e rostos dos jogadores fiéis à realidade. Visualmente, porém, continua atrasado em relação ao rival Fifa 08, da EA.
Ao comparar esses games nos últimos anos, nota-se que a série da EA evoluiu muito, enquanto a da Konami quase parou no tempo. Ironicamente, as melhoras de Fifa fizeram-na ficar mais parecida com PES, enquanto esta até chegou a piorar em alguns aspectos.
Um exemplo disso é a velocidade do jogo, que diminuiu nas últimas edições de Fifa e aumentou nas de Winning Eleven. PES 2008 é exageradamente veloz, principalmente quando se joga com equipes fortes, como Brasil, França, Inter de Milão ou Barcelona.
Outro ponto fraco de PES 2008, aliás, é o fato de oferecer poucos campeonatos e equipes -a única brasileira é o Internacional- com licenças oficiais. Estádios são apenas 15.
O game mantém o eficiente controle, marca da série. Uma das novidades é um comando que faz o jogador cair, tentando cavar uma falta. Na maioria das vezes, o juiz percebe o fingimento e dá cartão amarelo.
Um recurso muito alardeado pelo criador da série foi o TeamVision, sistema de inteligência artificial que faria o computador perceber as táticas utilizadas pelo usuário e agir conforme elas.
Nos testes, porém, o TeamVision se mostrou ineficiente. E a defesa e o goleiro são fracos, o que torna o game mais fácil do que seus antecessores.
O jogo ainda fica lento quando há muitos jogadores na tela.
Com tantos pontos negativos, PES 2008 continua superior a Fifa 08 por ter inteligência artificial mais apurada e dinâmica de jogo mais complexa -na qual modificações táticas e atributos de jogadores e times contam muito.
Para jogar com gráficos bem definidos, os usuários de monitores grandes de LCD têm duas alternativas: usar o modo de janela (que não ocupa a tela toda) ou procurar um programa (feito por terceiros) que configure o game para a resolução nativa da tela, já que PES 2008 oferece apenas três opções: 640x480, 800x600 e 1024x768.
A Konami parece ter feito uma conversão direta da versão para Xbox 360, cujo controle (que funciona no PC) é exibido na tela de configuração de comandos. Dentro do jogo, há indicações para apertar botões que também só existem no controle da Microsoft.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Aumente níveis de filtragem e bloqueie e-mails indesejados
Próximo Texto: Jogos em Flash mimetizam os de console
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.