São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Multifuncional dispensa PC para imprimir

SOLTA Equipamento da Lexmark funciona como um servidor de impressão em rede sem fio; velocidade poderia ser melhor

EDUARDO MARQUES
CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste teste USP avaliamos o equipamento X4690 da Lexmark. Esse aparelho, uma multifuncional a jato de tinta, pode operar como impressora, copiadora e scanner. Também pode operar como fax, mas depende de um computador com placa de modem para executar essa função. O principal destaque desse modelo é a presença de uma interface de rede sem fio (Wi-Fi) integrada ao equipamento.
Esse recurso permite que a X4690 atue de maneira independente de um computador. Assim, a multifuncional pode ser compartilhada de maneira mais eficiente em redes doméstica ou de escritório. O aparelho pode ser conectado a um computador por meio de um cabo USB e preservar sua função sem fio para o resto de rede. Para a instalação do produto, há impresso apenas um guia rápido, o que pode não ser suficiente para um usuário menos experiente. No entanto, o seu software instalador apresenta um bom guia, que orienta da desembalagem do produto às configurações para conexão da rede sem fio.

Impressora e Scanner
A resolução máxima de impressão da multifuncional é de até 4.800x1.200 DPI, em cores, e de até 1.200x1.200 DPI, em preto. Ela utiliza dois cartuchos de tinta, um tricolor e um preto. Esse último pode ser substituído por um cartucho fotográfico. O alinhamento deles é feito de maneira automática. Além disso, a impressora é dotada de um recurso que reconhece automaticamente o tipo de papel usado, atuando de maneira a melhorar a impressão.
Também permite a impressão de documentos e imagens sem bordas (ideal para fotos). Durante os testes, verificamos que a qualidade da impressão é muito boa. No entanto, a velocidade de impressão é menor do que o esperado. Também notamos uma inconsistência na medição dos níveis de tinta. Um dos cartuchos passou a falhar nas impressões, pois estava no final; mas o software mostrava que ele tinha 75% de tinta. Atuando como scanner, a X4690 oferece uma ótima definição aos documentos digitalizados. Suas resoluções máximas são de 600 x 1.200 DPI para a ótica (obtido pelo sensor do próprio equipamento) e de 19.200 x 19.200 DPI para a interpolada (gerada por software). A escolha da resolução depende da qualidade do documento -um software ajuda a decidir. O tempo de digitalização é proporcional à resolução pretendida, variando de segundos a alguns minutos. O produto vem com o software OCR ABBYY FineReader 6 Sprint, que permite o reconhecimento de caracteres em documentos digitalizados.

Sem computador
A X4690 pode ser facilmente operada por meio de botões e com o auxílio de um pequeno monitor monocromático. Em conjunto com interfaces frontais USB e dois slots para cartões, é possível imprimir diversos formatos de arquivo de imagem e texto sem utilizar o computador. Um inconveniente é que o display não permite que imagens sejam visualizadas. Entretanto o suporte ao recurso PictBridge permite atenuar essa limitação. Com ele, a visualização é feita na câmera fotográfica, via interface USB. O scanner também pode ser operado sem a dependência de um computador. As digitalizações podem ser gravadas diretamente nos dispositivos de armazenamento conectados à multifuncional ou enviadas aos computadores ligados em rede.

Wi-Fi
Em uma rede sem fio, o equipamento, compatível com os padrões 802.11b/g/n, atua como um servidor de impressão e deve ser configurado para trabalhar com um roteador sem fio ou com um único PC. Utilizando-se desse recurso, a multifuncional deixa de estar presa a um computador e pode ser instalada em qualquer lugar que permita manter ativa a sua conexão sem fio.

Instalação na rede O processo de configuração é bastante simples, mérito do software do produto. Ao usuário, basta, na prática, saber qual é nome de identificação de sua rede (SSID) e a chave para sua conexão. Um indicador na própria impressora mostra se há conectividade, ficando na cor verde quando isso ocorre. Durante os testes, verificamos que o desempenho das funções dentro de uma rede sem fio é muito bom. Não é difícil ter a falsa impressão de que o equipamento está fisicamente conectado ao computador ao utilizar as funções de impressão ou scanner. Em um outro computador, com o sistema operacional Mac OS X, notamos a presença de um software que também permite acessar remotamente os arquivos em dispositivos de armazenamento conectados na multifuncional.

Conclusão
A X4690 realiza muito bem as funções de uma multifuncional e integra de maneira eficiente o recurso Wi-Fi. O software para gerenciamento de suas funções é prático, concentra informações de maneira objetiva e por fim, desempenha as funções de maneira excelente. O preço sugerido é de R$ 499, que pode ser considerado muito bom diante dos recursos oferecidos pelo produto.
No entanto, é preciso lembrar que o custo dos cartuchos ainda representam um elevado custo para manutenção de um equipamento a jato de tinta.


EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP. CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR. é bacharelando do ICMC-USP.


Texto Anterior: Além de aplicativos, é preciso atenção na hora de usar a rede
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Recupere arquivo em DBX
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.