São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

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MÚSICA DIGITAL

Ganham força na rede as mash-ups, montagens que juntam elementos de várias composições em uma só

Fãs misturam canções com ajuda da rede

NEIL STRAUSS
DO "THE NEW YORK TIMES/CIRCUITS"

Graças ao inconfundível refrão de guitarra, tirado de "Smells Like Teen Spirit", do conjunto norte-americano Nirvana, a música pode soar familiar. Mas a gravação muda de rumo subitamente: em vez da voz soturna do cantor Kurt Cobain, o que se ouve são as harmonias do grupo Destiny's Child sobrepostas ao ritmo grunge. Conforme a canção prossegue, fica claro que não pertence a nenhum dos músicos envolvidos: é uma mutação.
As remontagens estão se tornando explosivamente populares graças à internet. Esse gênero musical, que junta elementos de canções de sucesso sem acrescentar nada, pode ser o primeiro a florescer via rede.
As remixagens, que se chamam mash-ups, unem ritmo, melodia e instrumentos de uma música com vozes de outra. Quanto mais estranha a mistura, melhor.
As gravadoras têm reações diferentes. Uma rádio de Londres foi ameaçada pela Warner-Chappel por executar uma canção que mistura a cantora Christina Aguilera e o conjunto The Strokes. Por outro lado, a Island Records lançou uma mash-up que junta três músicas com sucesso: a canção chegou ao primeiro lugar das paradas inglesas.
As misturas são mais populares na Europa, mas começam a se difundir nos EUA. Isso resulta de duas forças tecnológicas: os programas de computador, que permitem a adolescentes sem formação específica criar produções em casa, e a troca de arquivos via rede, que promove o acesso a músicas diversas.
A indústria fonográfica está preocupada, pois as gravações geralmente são usadas sem sua permissão. Mas os internautas não se detêm: basta copiar ou comprar programas como o Acid (www.sonicfoundry.com), que sincroniza automaticamente os ritmos de várias canções, e buscar material usando softwares do tipo P2P, como o KaZaA (www.kazaa.com) e o LimeWire (www.limewire.com). Ao terminar, os autores distribuem o resultado nas redes dos mesmos softs.
Uma boa remontagem, dizem os fãs, não soa como uma sobreposição, mas como uma música inteiramente nova. As misturas mais populares na rede foram criadas por Freelance Hellraiser (que fez a mixagem envolvendo Christina Aguilera), Osymyso (que juntou mais de cem músicas em uma só), Kurtis Rush e Richard X.
"Se você pega duas, três ou quatro ótimas músicas e faz uma combinação, obtém um produto superior", acha Steve Mannion, que edita o site www.base58.com, dedicado a remixagens.
Criar composições novas a partir de outras não é novidade, claro. Há precedentes na música clássica, nas trilhas sonoras de desenhos animados e no hip-hop.
Mas a internet altera a distribuição. Recentemente, lojas norte-americanas começaram a vender o CD "The Best Bootlegs in the World Ever", que traz misturas musicais. O disco foi feito por piratas, que simplesmente baixaram as músicas da rede e as gravaram usando um PC comum.



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