São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

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Pirataria pode aumentar venda de CDs

MATT RICHTEL
DO "THE NEW YORK TIMES/CIRCUITS"

Contrariando o discurso da indústria fonográfica, uma pesquisa recém-divulgada diz que os programas para trocar arquivos pela rede (P2P) podem aumentar os gastos dos internautas com música. Além disso, o relatório, que foi produzido pela Jupiter Research, mostra que os usuários que fazem seus próprios CDs em casa -prática que desagrada às gravadoras multinacionais- também costumam gastar mais.
Segundo a pesquisa, quem copia músicas compra mais discos porque conhece mais artistas.
Em abril, a Ifpi, associação que reúne as gravadoras, afirmou que o faturamento global da indústria fonográfica caiu 5% em 2001, totalizando US$ 33,7 bilhões.
De acordo com a Riaa, divisão norte-americana da entidade, uma pesquisa feita em novembro de 2001 indicou que 23% das pessoas entre 12 e 54 anos de idade compram menos discos porque conseguem músicas de graça [como pela internet] ou copiam CDs.
Mas o relatório da Jupiter afirma o contrário: 52% dos internautas que usam muito os programas P2P, como o KaZaA e o LimeWire, aumentaram suas despesas com música. Em comparação, dentre os usuários que não são fanáticos por programas P2P, apenas 19% disseram gastar mais com CDs em razão da internet.
Ainda segundo a Jupiter, 47% dos internautas que usam muito os softs P2P e têm acesso de alta velocidade e gravador de CDs passaram a comprar mais discos por causa da rede.



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