São Paulo, quarta-feira, 15 de julho de 2009

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Confira dicas para trabalhar melhor com o Word

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Alguns recursos muito simples podem facilitar a utilização do processador de textos Word em seu dia a dia.

Selecionar palavras não contínuas no Word
Como padrão, você pode selecionar apenas palavras e trechos do texto contínuos. Contudo também é possível selecionar palavras e frases não contínuas para aplicar efeitos e formatação.
Depois de selecionar a primeira palavra, pressione a tecla Ctrl enquanto seleciona as demais palavras que desejar. Depois de selecionar a última delas, libere a tecla Ctrl.

Selecionar células não contínuas no Excel
Você pode marcar células não contínuas na planilha da Microsoft de maneira similar àquela do Word. Aqui você deve selecionar a primeira célula e depois manter a tecla Ctrl pressionada enquanto clica sobre as demais células.

Escolher uma fonte padrão para todos os arquivos
No Word 7, a fonte padrão de todos os documentos é a Calibri corpo 11. Para mudar a fonte usada em todos os novos documentos, clique na flecha que aparece na parte direita do grupo Fonte na barra de guias.
Na caixa de diálogo que aparece, chamada Fonte, escolha a fonte e o tamanho desejados. Pressione o botão Padrão e confirme que aquela fonte será usada para todos os novos documentos que forem criados.

Inserir espaços inquebráveis
Algumas vezes você precisa de que um grupo de palavras não seja separado nem hifenizado ao final de uma linha. Isso pode ser feito inserindo um espaço inseparável entre as palavras. Em vez de pressionar a barra de espaços, entre as palavras, pressione conjuntamente as teclas Ctrl+Shift+barra de espaços. Por exemplo, para evitar que Dom Pedro 2º seja separado ao final de uma linha, você deve digitar "DomCtrl+ Shift+barra de espaços+Pedro+ Ctrl+Shift+barra de espaços+2º".

Inserir links internos em um documento do Word
Assim como em uma página da internet você clica em um link e vai para outro ponto do documento, no Word você pode criar links que moverão o cursor para um ponto específico do texto. Por exemplo, você tem um documento de dez páginas e, em cada página, há um título. Em qualquer ponto do documento, você poderá criar uma palavra ou uma frase que, se clicada, posicionará o cursor no início de um dos títulos.
Primeiro, você deve criar os destinos dos links inserindo uma formatação de título no ponto desejado. Escreva a palavra que será usada como link e selecione-a. Clique na aba Inserir. No grupo Links, clique em Hiperlink. Na caixa de diálogo que é aberta, clique no botão Indicador, ou Bookmark.
É aberta uma página mostrando as formatações de títulos. Clique no título para onde deseja remeter o link e pressione o botão OK duas vezes. A palavra selecionada agora fica em azul, indicando que é um link. Para acessar o destino, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica sobre a palavra.


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