São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira antecipa máquinas que poderão fazer parte do futuro

JOÃO LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Logo na entrada um robô recepciona os convidados e os leva à feira. Ele é capaz de desviar de pessoas e objetos no chão e, caso você fale para ele se esquivar de algo, ele obedece.
Foi assim que a Wired NextFest abriu suas portas. A feira, que aconteceu em Chicago entre 27 de setembro e 12 de outubro, é uma reunião de inventos que esperam dar uma nova idéia de como será o futuro.
A feira contou com 40 expositores internacionais em áreas como design, entretenimento, saúde, transporte, meio ambiente, segurança e robótica.
Segundo os organizadores, a Wired NextFest atraiu, em suas cinco edições, mais de 150 mil visitantes e teve expositores como a Nasa e Toyota.
Uma das inovações que mais chamou a atenção, segundo os organizadores, foi a plataforma Immersa-Dome, da empresa Aardvark, que combina a exibição de um vídeo com sons, cheiros e vibrações, promovendo uma experiência que envolve todos os sentidos, com exceção do paladar.

Ceatec
No Japão, entre 30 de setembro e 4 de outubro, aconteceu a Ceatec, feira que apresenta os lançamentos na área de computação e eletrônica.
A Ceatec teve 804 expositores, sendo 289 empresas de fora do Japão, com um público de 196 mil pessoas, um pouco a menos do que os 210 mil esperados pela organização.
O tema da Ceatec neste ano foi a convergência digital, que é a combinação de tecnologias de voz, texto, imagem, conectividade global e serviços personalizados.
Segundo os organizadores, uma das principais atrações da feira foi o protótipo de um carro elétrico que pode ser conectado, por exemplo, para receber fotos de uma câmera instalada em sua casa.


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Na Nextfest
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.