São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

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Reportagem de capa

Apple desagrada a ativistas e ecologistas

CASA DE FERREIRO - No discurso, empresa defende ambiente e liberdade para as músicas digitais; fãs cobram ações concretas

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Apple é famosa por lançar produtos inovadores e com design sofisticado, mas tem um lado negro que contradiz os discursos de Steve Jobs -diretor da empresa que é cultuado como um astro de rock, mas que é investigado por supostas fraudes com ações da empresa.
No início deste mês, o editor da "PC World" pediu demissão depois de ter sido proibido de publicar uma matéria sobre os dez maiores defeitos da empresa.
Em sua página pessoal (www.colincrawford.typepad.com), o diretor da publicação, Colin Crawford, negou qualquer tipo de favorecimento à Apple.
Só depois de render discussões inflamadas a polêmica reportagem finalmente foi colocada no ar.
Harry McCracken, o editor demissionário, foi reintegrado e promovido; Crawford foi reposicionado na diretoria da empresa.
Toda a confusão causada pela lista escancarou um tabu: a fabricante de iPods controla a imprensa para conseguir elogios?
Para o especialista em informática Paul Thurrott, do portal Winsupersite.com, a empresa merece críticas por suas atitudes, embora tenha méritos.
"Posso criticá-los pela sua arrogância e hipocrisia, mas eles fabricam bons produtos", diz.
A hipocrisia a que o especialista se refere está presente nos discursos politicamente corretos da empresa, que às vezes ficam apenas no papel.
Líder mundial nas vendas de música digital com o site iTunes, a Apple usa um sistema fechado de distribuição. Mesmo assim, Steve Jobs lançou um manifesto reclamando das travas anticópia dos arquivos musicais.
O grupo Defective by Design (defectivebydesign.org), que luta pelo fim dos mecanismos limitadores, não engoliu a história e desafiou Jobs a provar que não está fazendo jogo de cena.
"Jobs tem total poder para mudar a situação", diz trecho da carta aberta assinada por mais de 6.000 membros do grupo.
Recentemente, depois do anúncio de que a Apple adotaria medidas ecológicas, os ativistas do Greenpeace também perderam a paciência com Steve Jobs.
Disseram que a empresa precisa começar a reciclar seus aparelhos usados e a abolir o uso de substâncias nocivas, itens que não constavam nos planos para tornar a Apple "mais verde".

Imodéstia
A Apple partiu para cima dos consumidores de PCs com campanhas polêmicas .
Muitas vezes o alvo das propagandas foi a falta de segurança do sistema rival. Mas, na vida real, o Mac OS X e seus programas compatíveis tiveram mais de 50 falhas descobertas neste ano.
29.300
links de páginas da internet são mostradas como resultado de uma pesquisa simples feita no buscador Google para a expressão "I hate Apple", que, em inglês, quer dizer "eu odeio a Apple"
45
remendos para o sistema Mac OS X e para os seus softs foram lançados, de uma só vez, em abril último. No mês passado, a Apple desafiou hackers a invadir um MacBook. E foi derrotada
(JB)


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