São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

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Preços altos são barreira

DA REPORTAGEM LOCAL

Na rede social MySpace (www.myspace.com), a mais popular dos EUA, há uma comunidade chamada "Não odeie os Macs só porque você não tem dinheiro para comprar um".
O mote do grupo serve como explicação para um dos maiores motivos de ira contra a Apple: o preço alto de seus produtos.
No Brasil, a situação é extrema. De acordo com um levantamento feito pelo Commonwealth Bank, o iPod vendido aqui é o mais caro do mundo.
No Brasil, um iPod nano é vendido, em média, por US$ 327 -mais de US$ 100 superior ao preço da Índia (US$ 222), segundo lugar entre os países mais mal classificados, e longe do preço mais baixo do mundo, de US$ 144, encontrado no Canadá.
Para o criador do site MacNews (www.macnews.com.br), Rogério Taira, o custo dos produtos é a maior fonte de reclamações, mas os fãs entendem que a culpa não é diretamente da Apple. "Nos EUA, os produtos têm preços competitivos. Aqui, quem pode comprar, compra. Quem não pode passa vontade."
Para piorar a relação da Apple com os brasileiros, a empresa não lança uma versão da loja virtual iTunes para o país e, a princípio, também não trará o iPhone.

Velha guarda
Quem usa Mac desde os anos 80 não anda muito feliz com os rumos que empresa vem tomando. "Os usuários mais antigos dizem que a vinda de Jobs nos anos 90 fez com que a qualidade dos produtos caísse", conta Taira.
Um dos motivos para essas reclamações foi a adoção de processadores da Intel, mudança que permitiu aos Macs funcionar com sistema Windows.
"No começo, houve muitas críticas, mas depois até os mais antigos se renderam ao desempenho do MacIntel", diz.
(JB)


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