São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia

Processadores entram em nova geração de núcleos múltiplos

Intel e AMD apostam em diferentes estruturas de chip para maior velocidade

MARIANA BARROS
ENVIADA ESPECIAL A XANGAI

Se o processador é o cérebro eletrônico, neurocirurgia é pouco para falar dos avanços que suas fabricantes vêm impondo a essas peças.
Na semana passada, a Intel, líder do setor, apresentou a sucessora de sua linha Centrino, que tinha o nome-código Santa Rosa.
Marcas como Dell, Lenovo, Gateway e HP, que ao mesmo tempo exibia seu novo portfólio de produtos em Xangai, na China (leia abaixo), já anunciaram máquinas com a nova plataforma. Entre as promessas de melhoria estão a bateria de fôlego prolongado e a resposta mais rápida.
A versão para consumidores domésticos leva o nome de Centrino Duo, incorporando um modelo de núcleo duplo, compatibilidade com a conexão sem fio de padrão 802.11n e recurso que acelera o acesso a dados.
A versão para o mercado corporativo tem o nome de Centrino Pro e permite que problemas na máquina sejam consertados à distância pelo administrador do sistema -tudo remotamente, por meio de conexões sem fio.
A AMD também colocou suas cartas na mesa. Revelou sua linha de processadores Phenon, com estruturas quad core, de múltiplos núcleos, e dual core, de núcleo duplo. Dois modelos quad core devem começar a ser vendidos no segundo semestre, o Phenom FX e o Phenom X4; o dual core Phenom X2 tem estréia prevista para o fim deste ano.
A empresa aposta numa estrutura de chip múltiplo diferente da apresentada pela Intel. A prova dos nove sobre qual a melhor arquitetura virá quando os modelos forem confrontados.


Texto Anterior: Mais opções
Próximo Texto: Notebook de 20 polegadas tem jeito de computador de mesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.