São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lively, do Google, compete com SL

Serviço concorrente do Second Life pode ser adicionado a sites e blogs; visitantes reclamam de lentidão

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o Lively, inaugurado na semana passada, o Google entra no universo dos ambientes virtuais em 3D, terreno de Second Life e World of Warcraft. O Lively permite que o usuário interaja com outros internautas por meio de mensagens de texto e gestos.
A aposta do novo serviço do Google é a integração com páginas da internet -é possível colocar o Lively em sites e blogs. Outro recurso interessante é a exibição de vídeos do YouTube em TVs virtuais dentro dos ambientes tridimensionais.
Brasileiros já marcam presença no Lively -uma busca por salas virtuais com a palavra-chave "Brasil" retorna mais de 300 resultados.
Alguns usuários têm reclamado de lentidão do serviço e de travamentos no computador causados pelo programa.
Para compor personagens e salas virtuais, o usuário dispõe somente de roupas, cortes de cabelo e móveis pré-existentes. Com um visual mais infantil do que o Second Life, o Lively não envolve transações financeiras.
"Um tempo atrás, eu olhei ao redor da web social e desejei que ela fosse menos estática", escreveu, no blog oficial do Google (googleblog.blogspot.com), a engenheira Niniane Wang, que idealizou o Lively durante os 20% da carga horária em que os funcionários da empresa podem se dedicar a seus projetos pessoais. O Orkut também foi feito dessa forma.
Para acessar o serviço, ainda em fase experimental, é preciso instalar apenas um complemento para o navegador -o Second Life requer a instalação de um software completo.
Acesse www.lively.com e clique em Download Lively. Para passear nos ambientes virtuais, volte ao mesmo site e selecione uma das salas disponíveis. A navegação é feita com o mouse. (RAFAEL CAPANEMA)

MUNDO DOS JOVENS
Voltado ao público adolescente, o site finlandês Habbo Hotel (www.habbo.com.br) anunciou ter atingido em junho a marca de 100 milhões de avatares e 10 milhões de visitantes por mês


Texto Anterior: Facebook e MySpace temem maldição da moda passageira
Próximo Texto: Mundos 3D movimentam US$ 345 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.