São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pirata aposta nas fraquezas humanas

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

As mensagens dos ciberpiratas poderiam ser tema de um doutorado de psicologia: cada cartinha que leva escondido um vírus ou uma armadilha para roubar dados pessoais vai certeira apertar um botão de nossas vaidades, desejos escondidos, medos e inseguranças. E faz das vítimas também cúmplices do crime e possíveis algozes de outros internautas.
Talvez o primeiro exemplo massivo dessa tática tenha sido o vírus "ILOVEYOU", de triste memória. Em maio de 2000, milhares de pessoas nos Estados Unidos -e, rapidamente, no mundo- abriram alegremente mensagens cujo título declarava: "Eu te amo".
Quem é que não quer ser amado ou ter a paixão confirmada, reafirmada sempre e tantas vezes quantas for possível?
Pois os internautas de então tiveram seus computadores invadidos, arquivos destruídos a mancheias e sua lista de endereços de e-mail vilipendiada, usada para retransmitir mais e mais mensagens de falso carinho.
As vítimas se contaram aos milhões, e o prejuízo estimado ultrapassaria US$ 1 bilhão, segundo os primeiros cálculos.
Hoje, o desastre pode ser ainda maior. As mensagens de destruição viraram armas de estelionato. O principal objetivo dos ciberpiratas é roubar seus dados ou aproveitar seu acesso à internet para alavancar práticas escusas.
A armadilha vem escondida em mensagens que podem soar deliciosas: declarações de amor ou confissões cúmplices, que, ao ler, você parece ouvir a voz doce e gostosa de uma garota apaixonada ou o tom meio sacana de um colega com quem você dividiu aventuras.
Outra vertente é voltada aos baladeiros, lembrando vexames que teriam sido dados em noitadas ensandecidas. Tudo agora devidamente registrado em fotos comprometedoras -golpe semelhante tem como tema uma suposta traição amorosa.
Até mesmo suas finanças podem estar comprometidas, a julgar pela ameaçadora voz do braço financeiro do governo, que vem lhe cobrar impostos ou advertir contra erros em sua declaração.
Você fica preocupado ou furioso com a acusação, clica no lugar indicado e vira mais uma vítima.
Enfim, contra os expedientes dos estelionatários digitais não basta que você proteja seu computador. É preciso também que você crie uma armadura para suas emoções.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Correio eletrônico indesejado é base para cibercrimes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.