São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correio eletrônico indesejado é base para cibercrimes

DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Os especialistas ouvidos pela Folha durante a Defcon fizeram coro ao escolher o spam como o maior vilão da internet. De acordo com eles, as mensagens não solicitadas são as maiores responsáveis pela disseminação de vírus e de golpes, motivam a pilhagem on-line de empresas e ameaçam a segurança dos telefones celulares.
"Parecia só um problema irritante, mas é muito grave", avaliou o agente especial do FBI Thomas Grasso, que afirmou que o lixo eletrônico é a base de sustentação de duas das maiores causas de prejuízos na rede: os vírus e as invasões. Em enquete promovida pelo FBI, os 5.000 especialistas entrevistados relataram perdas de US$ 15 milhões com vírus e de US$ 10 milhões com invasões. No caso do VoIP phishing, o spam tem papel decisivo. "O bandido pode aplicar golpes menos arriscados espalhando um número falso via spam", explica Teli Brown.

Soluções
Para combater o spam, grupos como The Spamhaus Project (www.spamhaus.org) e SpamCop.net pedem ajuda aos usuários, reunindo listas de mensagens indesejadas e filtros para servidores SMTP -que enviam os e-mails. (JB)


Texto Anterior: Pirata aposta nas fraquezas humanas
Próximo Texto: Mensagem multimídia abre celular para invasores e vírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.