São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho

canalaberto@uol.com.br

Aprenda a encurtar seus endereços na internet

Usuários de blogs e, principalmente, de microblogs como o Twitter sempre se deparam com a necessidade de ganhar espaço em suas postagens. Vários sites oferecem o serviço de encurtar os longos endereços da internet. Apesar de a maioria ter o serviço simples de encurtamento, alguns sites oferecem serviços adicionais.
Um dos sites mais populares para esse serviço é o migre.me. Sua vantagem é estar em português. Além disso, ele informa quantos caracteres foram economizados com a URL encurtada. Mas outros sites oferecem funcionalidades extras.
Outro site bastante utilizado é o bit.ly, que, além de encurtar o endereço da internet, permite que você crie o seu próprio nome abreviado.
Mas imagine que você queira falar em um só tweet sobre várias páginas que abordam um tema. Com o site fur.ly você pode especificar várias URLs que serão agrupadas em um único link curto, mas que permitirá a navegação por todas as páginas mencionadas.
Ao entrar no site, digite o endereço dos sites que deseja encontrar. No final, pressione o botão Go. Como exemplo, informei três sites. Ao clicar sobre a URL reduzida fur.ly/bu0, você terá acesso a uma página com uma pequena barra de navegação que exibe um campo no qual você pode escolher o site que deseja visitar.
Já o site myurl.in permite fazer a redução da URL e ocultar o endereço original. Ele também faz a conversão de vários endereços de uma só vez. Você pode inclusive informar um nome para a URL encurtada. Se o nome pedido já existir, ele oferece alternativas.
Em virl.com, além de encurtar o seu endereço, é possível fazer o upload de fotos, que são armazenadas pelo site. Nessa caso, na página inicial, escolha Upload a photo to share para compatilhar uma foto.
Em seguida, selecione a foto do seu micro, informe um texto opcional para ser exibido e clique no botão Upload. Ao final do processo, é exibido o link encurtado da foto.
Embora sejam convenientes para quem está postando, as URLs encurtadas oferecem um perigo para quem as clica, porque você não sabe para onde elas irão lhe levar. Muitos cibercriminosos utilizam esse recurso para capturar informações dos usuários que acabam entrando em páginas diferentes daquelas que se supõem estar acessando.
Para tentar checar o que está por trás de uma URL encurtada, uma dica é o site Untiny.me. Inserindo apenas o link curto você verá o endereço original da página. Assim, caso fique desconfiado de algum link, será possível checar para onde você estará indo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Diversão: Inúteis & gostosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.