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diversão
Inúteis & gostosos
Jogos como FarmVille e Mafia Wars viram febre entre usuários da rede Facebook
DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL
A internet se transformou
em um grande latifúndio compartilhado por cerca de 72 milhões de pessoas, que passam
dias e noites semeando, plantando e colhendo frutas, vegetais e flores e cuidando de animais. São os fazendeiros virtuais do FarmVille, joguinho
que simula a manutenção de
uma fazenda e que virou febre
no Facebook.
O jogo é também um dos
principais exemplos de brincadeiras aparentemente inúteis
que despontam nas redes e são
apontados como um reflexo da
comunicação no mundo superconectado, diz Marcelo Lobianco, professor e coordenador do núcleo de marketing digital da ESPM (Escola Superior
de Propaganda e Marketing).
"Cada vez mais as pessoas
passam mais tempo no Facebook, no Twitter, no Orkut. Se
você está em um lugar onde estão todos os seus amigos, você
usa todos os canais disponíveis
para se comunicar com eles. E
os jogos são a novidade do momento", diz ele.
Luli Radfahrer, professor de
comunicação digital da USP
(Universidade de São Paulo),
acrescenta: "O jogo vai aonde o
usuário está. Antes, se eu quisesse jogar, teria que parar e pegar um Xbox, um Wii. Se tivesse
dez minutos, não jogaria. As redes diminuem a distância".
Segundo ele, o mecanismo de
recompensa rápida do jogo -a
fazenda cresce, o fazendeiro ganha moedas- é um dos motivos pelos quais seus jogadores
ficam tão viciados. "O cara vira
um bom jogador em um, dois
dias. É uma droga que vicia em
duas sessões, mesmo que a dependência seja curta. Você tem
apoio do grupo, que o incentiva
a continuar jogando."
A brincadeira virtual gera riqueza real, impulsionada, no
Brasil, principalmente por
usuários de 21 a 34 anos, segundo o Ibope. A Zynga tem faturamento estimado em US$ 250
milhões anuais.
Leia mais no blog Circuito
Integrado (circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br).
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