São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Monitor é indicado para amantes de foto

DESIGN ULTRAFINO >> O W2486L, da LG, tem tela de LED widescreen (formato retangular acentuado) de 24 polegadas

DOUGLAS RODRIGUES
JÚLIO C. ESTRELLA
PAULO S. F. EUSTÁQUIO
LUIZ HENRIQUE CASTELO BRANCO
KALINKA REGINA LUCAS JAQUIE CASTELO BRANCO

ESPECIAL PARA A FOLHA

O LG W2486L é um monitor de LCD LED com tela widescreen (formato retangular acentuado) de 24 polegadas e design ultrafino. A iluminação por LED possibilita excelente qualidade de imagem e consome 50% menos energia, não agredindo o meio ambiente, pois não utiliza mercúrio em sua composição. Seu design slim de 2 cm de espessura -um terço da espessura de monitores de LCD convencionais- é realmente bastante fino.
O aparelho possui resolução Full HD (1.920x1.080 pixels), que permite reproduzir detalhes e cores vibrantes. Além disso, o contraste dinâmico de 2.000.000:1 DFC proporciona imagens mais nítidas e reais.
O LG W2486L conta com o botão Smart, que apresenta as funções Brilho Automático, Modo Cinema, Sensor de Presença e Controle de Tempo.
O Brilho Automático detecta a quantidade de luz no ambiente e adapta a luz de fundo para criar um brilho otimizado, reproduzindo imagens claras sem causar impacto aos olhos.
O modo Cinema cria um ambiente ideal para ver vídeos da internet, mantendo o foco no vídeo e escurecendo o restante da tela.
O Sensor de Presença reconhece a aproximação das mãos no monitor, sem a necessidade de contato físico, de modo que o aparelho acende quando da presença de algo em sua frente.
E, finalmente, o Controle de Tempo funciona como um alarme com o intervalo de tempo definido pelo usuário, lembrando-o de fazer um descanso, prevenindo vista cansada e dores no pescoço e nos ombros.
O botão Fun disponibiliza as funções EZ Zooming, que converte a resolução para ampliar textos e imagens na tela; 4:3 em Wide, que permite ver filmes e jogos produzidos no formato 4:3 sem distorções na imagem; e Photo Effect, apropriado para fotógrafos que corrigem fotos e filmes. Todas essas funções são muito fáceis de ser utilizadas.
O fato de os botões não serem aparentes é algo que realmente torna o monitor bastante sofisticado sem, entretanto, reduzir a sua operacionalidade.
O LG W2486L tem uma entrada DVI-D, uma entrada VGA, duas entradas HDMI e uma saída para fones de ouvido (funciona apenas quando se utiliza entrada HDMI). As duas entradas HDMI permitem a conexão do monitor com vários dispositivos digitais de entretenimento, tais como HD-DVD, Blu-ray e câmeras HD.
Algo bastante interessante é o ângulo de visão expandido para 170º, além do design sofisticado e refinado.
O monitor foi utilizado para editoração e para a visualização de fotos e de vídeos. A qualidade de exibição de imagens é realmente muito boa. A observação de vídeos da internet, como do YouTube, também foi feita e há realmente uma melhora quando é possível reduzir o tamanho da tela. Do mesmo modo, foi observada a exibição de um filme que não possui padrão wide, e não ocorreu distorção -pelo contrário, a conversão automática realizada é muito boa.
Tanto para fotos quanto para vídeos, as funções de Photo Effect são bastante interessantes.
Um vídeo comum pode ser visto em preto e branco ou em sépia a partir da seleção via monitor. Isso permite que profissionais da fotografia façam análises sem ter que utilizar um software específico para isso.

Documentação
O manual é apresentado em diversas línguas, incluindo português de Portugal, mas não em português do Brasil.
A fonte do monitor é externa -isso garante uma dimensão menor e permite que, caso a fonte venha a falhar ou a queimar, seja trocada independente do monitor.
O monitor vem com cabos para entradas VGA e DVI. Apesar de apresentar entrada HDMI para conexão de diversos dispositivos, o cabo HDMI não acompanha o equipamento. O valor de um cabo desse tipo, adquirido separadamente, gira em torno de R$ 60.

Conclusão
Para pessoas que apreciam qualidade visual (tanto relativo ao design quanto à qualidade visual e à flexibilidade) e para profissionais da imagem (que trabalham com fotografia e vídeo), o monitor se apresenta como uma ótima opção.
Ele se destaca pelo tamanho (muito fino), peso (bastante leve), alta conectividade (possui diferentes entradas para diferentes dispositivos, apresentando saídas VGA, HDMI e DVI-D), baixo consumo de energia e preocupação com o ambiente (fazendo uso de LED, não utiliza mercúrio), baixo ruído em operação, facilidade no uso e alta definição, além da preocupação em termos ergonômicos.
O preço sugerido é de R$ 999, um valor que pode ser considerado razoável quando comparamos o produto aos demais monitores do mercado que não têm os padrões e características apresentados por esse monitor, de modo que a relação custo-benefício é extremamente positiva.


DOUGLAS RODRIGUES é mestrando pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
JÚLIO C. ESTRELLA é doutorando pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
PAULO S. F. EUSTÁQUIO é mestrando pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
LUIZ HENRIQUE CASTELO BRANCO é doutorando do departamento de transportes da EESC-USP.
KALINKA REGINA LUCAS JAQUIE CASTELO BRANCO é doutora pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e docente do ICMC-USP.


Texto Anterior: Análise: Uma pequena ideia crítica sobre Chatroulette
Próximo Texto: Jawbone promete diminuição de ruídos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.