São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jawbone promete diminuição de ruídos

PABLO TURAZZI VILANOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Jawbone é um fone de ouvido com tecnologia sem fio Bluetooth, com alcance de até dez metros, para uso com telefones celulares. Por meio da tecnologia NoiseAssassin, o aparelho promete reduzir ruídos externos e dar um ganho de seis a nove decibéis à escuta -algo entre 10% e 20% da voz. Testado em ambientes barulhentos (um shopping e um prédio em construção), o Jawbone teve bom desempenho.
Há também o sistema Sensor Signal Fusion (algo como fusão de sinais de sensor), que tenta reduzir o ruído causado pelo vento. Nos testes, a qualidade final de áudio do aparelho mostrou-se bem decente -levemente estourada, mas nada que impeça a compreensão.
Já o Voice Activity Sensor (sensor de atividade de voz, um ponto branco no lado interno do aparelho), ao tocar na face do usuário, detecta as vibrações de seus ossos. Vem daí o nome do produto: "mandíbula", em inglês. O objetivo é tentar conferir maior clareza à transmissão da voz do usuário.
O dispositivo encaixa-se em apenas um dos ouvidos do usuário, sendo mais voltado para conversas do que para ouvir música. Com toques nos dois botões do aparelho (nas partes central e traseira), o usuário pode atender às chamadas, acessar o comando de voz do celular para fazer ligações, rediscar o último número chamado ou trocar de chamada.
Nos testes, a bateria durou quatro horas em uso, como prometido pelo fabricante. Mas não há indicador da carga da bateria. O preço sugerido pela Tallard Technologies, distribuidora do Jawbone no Brasil, é de R$ 389. O aparelho deve chegar às lojas em abril.


Texto Anterior: Teste USP: Monitor é indicado para amantes de foto
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba como retirar praga que infesta navegadores de internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.