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São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

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PODER ON-LINE

Testes mostram que, mesmo no mundo virtual, serviços públicos tardam em responder

DA REDAÇÃO

O governo está na internet. Presidência da República, Senado, Câmara, Supremo, todos têm sites, assim como a maioria dos governos estaduais, boa parte das prefeituras e grande número de autarquias. O bom disso tudo é que pululam as informações. Ficou mais fácil para o cidadão saber o que está sendo feito pelo poder público ou descobrir dados de seu interesse, desde o trajeto de linhas de ônibus até a tramitação de processos no Judiciário, passando por contas e agenda cultural. O problema é que nem sempre as informações estão bem-arrumadas. Em alguns dos sites visitados pela Folha, a navegação é confusa e acaba deixando o usuário a ver navios. O pior é que uma característica tradicional dos serviços públicos reais foi transferida para o mundo virtual: a demora para atender o cidadão. A reportagem testou 112 sites de todo o Brasil, nas várias instâncias do poder público, e apenas 32 responderam ao e-mail no mesmo dia. Nada menos que 73 sites nem sequer se dignaram de responder até a conclusão desta edição. A história se repete no exterior: na Argentina, há lerdeza nas respostas. Nos EUA, "pátria" da internet, as informações demoram para ser colocadas nos principais sites governamentais.

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