UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discurso atrasa em site dos EUA

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Terra natal da internet, os Estados Unidos vêm aumentando investimentos e aprimorando os sites das principais áreas públicas.
Entre os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, os serviços públicos via rede prestados pelo Congresso norte-americano ganham em eficiência e dimensão de arquivos, sistemas de busca e abrangência de assuntos.
No Poder Judiciário, houve progressos consideráveis nos últimos dois anos. Vários Estados e a Corte Suprema do país vêm aperfeiçoando os sistemas, embora ainda haja muita defasagem nos sites e dificuldades para encontrar casos em andamento.
No Executivo, a eficiência do sites dos chamados departamentos (ministérios) americanos varia muito. Os departamentos de Estado e de Defesa têm atualmente, talvez por pressão da mídia e da agenda atual externa e militar dos EUA, algumas das maiores bases de dados, discursos e iniciativas.
Mas, no coração do governo, o site da Casa Branca (www.whitehouse.gov) deixa a desejar. Discursos proferidos pelo presidente -até os previamente escritos- levam até mais de um dia, às vezes, para estar na rede.
O sistema de busca do site também raramente traz assuntos mais específicos que partiram da própria sede do Executivo.
Quando os EUA e o Brasil definiram, por exemplo, a data para o encontro de cúpula realizado no dia 20 de junho passado entre os presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva, em Washington, a informação não estava no site da Casa Branca.


Texto Anterior: Faltam dados de tramitações
Próximo Texto: Página de São Paulo não passa em teste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.